Esportes

Itaipuenses são destaque em campeonato brasileiro de luta olímpica

Nos dias 09 e 10 de Novembro de 2018 foi realizado no Município de Cambé (norte do Paraná) o Campeonato Brasileiro Sub-15 de Luta Olímpica, conhecido internacionalmente como “School Boys”. Paralelamente ao evento de porte nacional, foi realizada a Copa Fepala de Luta Olímpica. O Campeonato Brasileiro Sub-15 é uma promoção da Confederação Brasileira de Wrestling e a Copa Fepala é uma promoção da Federação Paranaense de Lutas Associadas. As equipes itaipuenses contam com apoio total da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Cinco itaipuenses disputaram o Campeonato Brasileiro Sub-15 e outros 5 a Copa Fepala, conquistando ótimos resultados individuais e por equipe. A equipe itaipuense de Luta Olímpica conquistou o troféu de Vice-Campeã por Equipe da Copa Fepala. A equipe paranaense foi a campeã geral do Campeonato Brasileiro. No Campeonato Brasileiro os itaipuenses conquistaram 2 medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Com esses resultados somados aos demais paranaenses, a equipe do Paraná se sagrou campeão brasileira geral do Campeonato Brasileiro.

Taynara Beatriz de Oliveira dos Santos, até 66kg: campeão brasileira no Estilo Livre Feminino; Fabrício Matheus, até 38kg: campeão no Estilo Livre Masculino; Kauã Valentim, até 62kg: Vice-Campeão no Estilo Livre Masculino; Alessandro Spohr de Oliveira, até 85kg: Vice-Campeão Brasileiro no Estilo Livre e terceiro colocado na Greco-Romana, ele foi um dos grandes destaques por conquistar medalhas no Estilo Livre e Greco-Romana. Kauê Henrique Zuse, até 52kg: não conquistou medalha, mesmo assim foi destaque pelo bom desempenho na luta, estando cumprindo a fase de preparação de lutadores para dar continuidade aos bons resultados dos itaipuenses nos Jogos Escolares do Paraná. Na Copa Fepala foram três medalhas de ouro e duas de prata. Com esses resultados, Santa Terezinha de Itaipu foi Vice-Campeã por equipes da Copa Fepala.

Vitória Ketlin Dala Corte, até 53kg: medalha de ouro na Divisão de Idade Cadetes. Vitória é o grande destaque itaipuense e também paranaense, pois é a atual campeã dos Jogos Escolares do Paraná em sua categoria, se sagrou Campeã da Copa Fepala e representará o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, que será disputado em Natal (Rio Grande do Norte) de 21 a 26 de novembro deste ano; Camila da Silva Marques, até 73kg: foi medalha de ouro na Divisão de Idade Cadetes; Maria Eduarda Tesaro dos Santos, até 34kg: medalha de ouro na Divisão de Idade Infantil 09-10 anos. Maria Eduarda também esta cumprindo a fase de preparação de lutadores para os Jogos Escolares do Paraná; Mauricio Ivan dos Santos, até 55kg: medalha de prata na Divisão de Idade Cadete. Embora Maurício não tenha sido campeão, ele é considerado um dos grandes destaques paranaense da Luta Olímpica, devido sua trajetória dentro da Luta Olímpica e por suas características técnicas.

Fernanda Natasha, até 69kg: medalha de prata na Divisão de Idade Cadetes. Fernanda obteve bom resultado lutando uma categoria de peso acima da sua, que embora tenha gerado maior dificuldade, obteve um excelente desempenho. No Campeonato Brasileiro Sub-15 de Luta Olímpica participaram lutadores e lutadoras de 13 a 15 anos, de vários estados do Brasil, nas modalidades Estilo Livre Masculino, Estilo Livre Feminino e Greco-Romana (modalidade exclusivamente masculina). Essa competição é um evento da Confederação Brasileira de Wrestling, seguindo diretrizes da United World Wrestling. Na Copa Fepala participaram lutadores e lutadoras de 09 a 20 anos, de vários estados brasileiros, nas modalidades Estilo Livre Masculino e Estilo Livre Feminino. Essa competição foi iniciativa da Federação Paranaense de Lutas Associadas (FEPALA), visando fortalecer as demais categorias de idade que não fazem parte do “School Boys”.