Esportes

De virada, EUA vencem a Rússia e garantem bronze no vôlei masculino

Num duelo entre as seleções masculinas de vôlei campeãs olímpicas em Pequim e Londres, Estados Unidos e Rússia protagonizaram uma disputa pelo bronze em que não faltou emoção. Após vencerem as duas primeiras parciais do jogo por 25-23 e 25-21, os russos ? derrotados por 3 sets a 0 pelo Brasil na semifinal e medalhistas de ouro em 2012 ? pareciam se encaminhar com tranquilidade para seu terceiro pódio olímpico consecutivo. Porém, a seleção americana, eliminada de virada pela Itália na outra semifinal do torneio, buscou forças nos três últimos sets, vencidos em parciais de 25-19, 25-19 e 15-13.

Formada por jogadores jovens, a seleção americana fez um primeiro set equilibrado contra os russos, mas a experiência dos campeões olímpicos em Londres fez a diferença na parcial, decidida num ataque do ponteiro Tetyukhin. Os russos se mantiveram à frente no placar ao londo de todo o set e souberam administrar a vantagem até o final. No segundo set, os Estados Unidos começaram melhor e chegaram abrir 7 a 3, mas começou a esbarrar nos bloqueios e eficiência do ataque da Rússia, que fechou a parcial em 25-21

No terceiro set, o domínio mudou de lado, e os americanos começaram a parar o forte ataque da Rússia e foram abrindo vantagem ao longo da parcial, fechada em 25-19. A eficiência do ataque americano se manteve no set seguinte, e novamente vencido com 25-19, com atuações inspiradas do ponteiro Anderson e do central Holt.

No tie-break, os russos voltaram a jogar bem e chegaram a abrir 6 a 3. Porém, as defesas e do time americano voltaram a funcionar e a inspirada atuação de Anderson coroou a vitória dos Estados Unidos num equilibrado quinto set, vencidos pelos americanos por 15 a 13. Foi a sexta medalha olímpica do país, que já havia conquistado 3 ouros e outros 2 bronzes.