Esportes

Cristina Pirv, ex-Giba, volta ao vôlei como dirigente

INFOCHPDPICT000038069880A romena Cristina Pirv, uma das jogadoras de vôlei mais cobiçadas dos anos 90, está de volta ao esporte. Aos 44 anos, ela é a assessora técnica do Curitibano, time da capital do Paraná que disputará a Superliga B, a partir do dia 21, e acaba de conseguir, ao lado da ex-tenista Gisele Miró, fechar patrocínio para viabilizar o projeto.

O time BRH-Sulflex/Curitibano já estava confirmado na disputa, mas faltava um parceiro para garantir os salários e fôlego à briga pela vaga na elite. Em forma e ?renovada?, após separação traumática do campeão olímpico de vôlei Giba, ela brinca que, se precisar, pode até reforçar o time.

? Às vezes treino com as meninas, mas prefiro a nova função ? diz a ex-atacante, que também é embaixadora da Federação Romena de vôlei. ? Mesmo com mais de 40, todo ano recebo convite para jogar. Acho ótimo, mas já passei da fase e adoro a nova função. É um recomeço para mim.

Assim como a equipe de Zé Roberto Guimarães, que treina em Barueri, o time de Curitiba foi montado na base da confiança. E agora, com o apoio da empresa de importação e distribuição de componentes hidráulicos, as jogadoras poderão receber salário. O destaque é a central campeã olímpica em Pequim-2008 Valeskinha, que estava sem clube após atuar em Bauru (ao lado de Érika, o principal reforço do time de Zé Roberto).

? Combinamos que assim que eu fechasse patrocínio pagaria os salários. E confiaram em mim, assim como muitas confiaram no Zé Roberto. A briga na Superliga B será ótima ? aposta a ex-atleta, que jogou no Minas, entre 1997 e 2002, quando foi campeã da Superliga.

Ela também passou por Itália, EUA e Áustria, e colecionou títulos. Foi considerada a melhor atleta da Europa em 1990 e seu último clube foi o Novara-ITA (2006).

INFOCHPDPICT000039702228O técnico do Curitibano será Jorge Edson, campeão olímpico em Barcelona-1992. Além de Valeskinha e da ponteira Flávia de Assis (ex-Rexona, Osasco, entre outros), a equipe terá juvenis.

? Não foi possível fazer valer esse intercâmbio com a Romênia. Começamos do zero e o patrocinador fechou recentemente, quando os times lá de fora já tinham se acertado. Mas para 2018, se a gente conseguir uma das duas vagas na elite, o orçamento pode aumentar, e terei condições de chamar estrangeiras, incluindo romenas ? explica.

Pirv quer trazer a sobrinha Ariana, atacante de 20 anos, que joga na Romênia:

? Ela é muito cobrada. Por isso, não insisto para minha filha Nicoll jogar, mesmo alta e com DNA de atleta.

Nicoll, de 12 anos, treina vôlei na escola, mas prefere teatro. Patrick, de 8 anos, joga futebol. Eles moram com Pirv em Curitiba, cidade que lhe foi apresentada por Giba. O casal se separou em 2012 de forma pouco amigável e o divórcio teve disputa judicial por pensão alimentícia.

Pirv diz não se arrepender de ter se aposentando de forma precoce. Lamentou, no entanto, a chance perdida de disputar uma Olimpíada. Em 1999, o então técnico da seleção Bernardinho sugeriu que ela se naturalizasse brasileira. Ela era uma das principais jogadoras no país:

? Fiz o que achei certo no momento. Assim como na época em que cuidei da carreira do Giba. Depois do baque do divórcio, me refiz. Foram quatro anos, mas estou de volta, assim como as águias, que na idade adulta podem escolher pelo ritual de renascimento. Precisam se isolar nas montanhas para quebrar o bico e esperar outro crescer. Quebram as unhas e esperam outras crescerem. E, então, tiram as penas para voar de novo.