Esportes

Canoísta é desclassificado por doping e muda distribuição de medalhas em prova de Isaquias

RIO? O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou, na manhã desta sexta-feira, a desclassificação do canoísta Serghei Tarnovschi, da Moldávia, medalhista de bronze na prova C1 1000m? modalidade em que Isaquias Queiroz conquistou a prata. Tarnovschi, de 19 anos, foi flagrado em um exame antidoping realizado antes do período de competição, de acordo com um comunicado da Federação Internacional de Canoagem (ICF) divulgado na quinta-feira.

Isaquias18-08Com a desqualificação de Tarnovschi, a medalha de bronze na prova em questão será transferida para o russo Ilia Shtokalov, que havia terminado na quarta colocação. A C1 1000m foi a prova em que o brasileiro Isaquias Queiroz conquistou a medalha prata, tendo o alemão Sebastian Brendel como ouro.

Além de perder a medalha de bronze, Tarnovschi está suspenso com efeito imediato da Olimpíada do Rio. Com isso, ele não poderá participar das baterias classificatórias da prova C2 1000m nesta sexta – ele disputaria a prova de duplas com o irmão mais velho, Oleg, de 24 anos.

Vale acrescentar que, embora o doping de Tarnovschi tenha sido divulgado pela Federação Internacional de Canoagem (ICF) na tarde de quinta-feira, a exclusão dele da lista de partida da C2 1000m só foi confirmada às 8h17m desta sexta ? ou seja, cerca de uma hora antes da competição ter início.

Até então, a lista de partida da C2 1000m mantinha o nome de Serghei Tarnovschi ao lado do irmão, Oleg, na bateria classificatória da C2 1000m marcada para 9h21m. Esta é a mesma bateria que terá a presença da dupla brasileira Isaquias Queiroz e Erlon Souza. O primeiro colocado na bateria avança direto para a final, que será disputada no sábado. Os outros barcos ainda precisam disputar a semifinal, hoje, a partir de 10h21m.

Confira o comunicado do COI:

“A Comissão Disciplinar no COI decidiu, em 18 de agosto de 2016, desclassificar Serghei Tarnovschi (Moldávia), que havia sido terceiro colocado na canoa individual masculina 1000m, por violação de doping. Os resultados foram corrigidos adequadamente. Os medalhistas agora são: Sebastian Brendel (Alemanha), ouro; Isaquias Queiroz (Brasil), prata; e Ilia Shtokalov (Rússia), bronze”.