Esportes

Brady buscou dieta e meditação para chegar aos 39 em sua melhor forma

Aos 39 anos, Tom Brady parece sentir-se melhor do que nunca. O que tem relação, é claro, com seu quinto título da NFL, a liga de futebol americano dos EUA, conquistado no último domingo com uma virada história sobre o Atlanta Falcons, após estar 25 pontos atrás do placar. Para chegar a mais um Super Bowl em ótima forma e comandar a reação do seu New England Patriots, Brady rejeitou a cultura médica da NFL e fez opções por dieta e meditação.

Há alguns anos, o marido de Gisele Bündchen cortou laticínios e açúcar branco da alimentação. Além disso, aderiu a sessões de ioga e de meditação, indo na contramão do uso recorrente de infiltrações e analgésicos por atletas da NFL quando o assunto é sustentar o rendimento físico ao longo da temporada.

? Não me sinto com 39 anos ? descreveu Brady após seu quinto título pelos Patriots. ? Fico em meio a garotos de 20, e isso faz você se sentir jovem. Tento cuidar de mim a partir de coisas que aprendi em experiências boas e ruins. Encontrei um caminho único, um pouco não convencional, que realmente funciona para mim.

O quarterback dos Patriots tem uma parceria de longa data com o personal trainer Alex Guerrero, que ficou conhecido por fazer propagandas de suplementos alimentares de eficácia duvidosa em anos anteriores. Além de definir Guerrero como um de seus melhores amigos, Brady diz que a parceria é fundamental para se manter em forma.

A parceria com Guerrero começou ainda na juventude de Brady, quando o quarterback, então ingressando na casa dos 20 anos, queixava-se constantemente de dores causadas pelos treinos exaustivos e pelo esforço repetitivo do futebol americano profissional.

Em 2008, quando uma cirurgia no joelho levou a uma infecção hospitalar que exigiu uso prolongado de antibióticos, Brady duvidava que poderia chegar aos 39 anos não apenas em boa forma, mas simplesmente praticando esportes.

? Quando eu tinha 25 anos, sentia dores o tempo todo. Nunca pensei que poderia jogar por tanto tempo ? disse Brady. ? Agora, tenho 39 anos e nunca sinto dor. Meu braço e meu corpo nunca estão doloridos. Sei como me cuidar. Tomara que eu seja capaz de transmitir essa mensagem aos atletas mais jovens.