Esportes

Bach: Testes mostram águas da Baía de Guanabara no padrão da OMS

OLYMPICS-RIO_-GOF2R89CJ.1.jpg

Além de falar longamente sobre o doping sistêmico de atletas da Rússia, da violência no Rio e de problemas de caixa do comitê organizador Rio-2016, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou neste domingo que a entidade tem feito quatro testes diários da qualidade da água da Baía de Guanabara e que os resultados, a cinco dias dos Jogos, são satisfatórios.

– Estamos fazendo testes quatro vezes por dia, e as águas da Baía de Guanabara estão em conformidade com os padrões da OMS (Organização Mundial de Saúde). Estamos tomando medidas para a remoção dos resíduos sólidos na Baía, nas raias de competição – disse o presidente do COI.

A despoluição da Baía de Guanabara é a principal meta não cumprida da organização dos Jogos no Rio. A promessa, quando a cidade ganhou o direito de sediar a Olimpíada, era chegar a 2016 com 80% do esgoto despejado na Baía sendo tratado. Mas no panorama atual, apenas pouco menos de 50% recebe tratamento. Em 2009, quando o Rio foi eleito sede olímpica, este número estava em torno de 15%.