Esportes

Artilheiro Éderson é trunfo do Vasco para jogo de sábado

A oito rodadas do fim da Série B, o Vasco luta para garantir o quanto antes o retorno à elite. E, sábado, em São Januário, o time comandado por Jorginho vai fazer um duelo de opostos. Dono do melhor ataque da competição, com 46 gols, o elenco da casa vai enfrentar a segunda defesa mais vazada: o CRB, que já sofreu 44 (um a menos que o Paraná).

Rapidamente adaptado ano novo clube, onde chegou no fim de julho, Éderson tem se tornado a principal fonte de gols do time nas últimas rodadas. Até agora, o cearense da cidade de Pentecoste balançou as redes adversárias seis vezes em 14 partidas na Série B. O último foi uma pintura: de voleio, na derrota para o Paysandu, há duas rodadas. Vasco OUTUBRO

– Todo atacante vive de gols, e comigo não é diferente. Estou muito feliz de poder ter marcado nos últimos jogos – comemora o camisa 11, em entrevista ao site oficial do Vasco.

E a presença de Éderson sábado é quase certeza de que a rede vai voltar a balançar. Desde que estreou, marcando um gol na vitória sobre o Bragantino (2 a 1), o atacante só passou em branco em São Januário na derrota para o Vila Nova, no dia 30 de agosto (pelo mesmo placar) e nos 2 a 0 sobre o Joinville, no dia 16 de setembro.

Uma semana após a estreia, o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2013, pelo Atlético-PR, fez um nos 2 a 1 sobre o Criciúma. Diante do Oeste, o camisa 9 deixou sua marca na vitória por 3 a 2, no dia 10 do mês passado. E, na última vez que o time de Jorginho jogou na Colina, no dia 24, teve dose dupla de Éderson nos 2 a 1 sobre o Atlético-GO. Ao todo, foram gols em quatro dos seis jogos do atacante no estádio.

Para o jogo contra o CRB, o camisa 11 vê na rara sequência de treinos nos últimos dias um trunfo para o Vasco:

– É sempre bom termos uma semana cheia para podermos treinar bastante e recuperar quem precisa. Estamos vindo de vitória (1 a 0 sobre o Londrina, sábado) e esperamos fazer uma grande partida para vencermos mais essa etapa – disse Éderson, de 27 anos, que chegou ao clube carioca após temporada no Kashiwa Reysol, do Japão.

Nesta quarta-feira, quem reapareceu em São Januário foi Marcelo Mattos, que, recentemente, operou o joelho direito. De muletas, o volante – que só volta a jogar ano que vem – iniciou o trabalho de fisioterapia.

Sexta-feira, um jogo interessa diretamente o Vasco: o líder Atlético-GO (que tem um ponto a mais) recebe o Paysandu. Um tropeço dos anfitriões deixará o time de Jorginho a uma vitória de retomar a ponta.