Esportes

Após tantos tropeços, Vasco pode garantir volta à elite neste sábado

31057615436_1ec44f87ec_k.jpgCom apenas 57% de aproveitamento em sua terceira participação em oito anos na Série B, tudo o que o Vasco (e, em especial, sua torcida) quer é, finalmente, garantir o retorno à elite em 2017. Para não depender de outros resultados, basta uma vitória neste sábado, às 16h30m, contra o Criciúma, fora de casa.

TABELA: Confira os jogos e classificação da Série B

A princípio simples, em especial para um time que, no papel, era muito superior aos outros, o objetivo de vencer não tem sido nada fácil para o elenco de São Januário nesta reta final de Série B. Caso vença logo mais, será a primeira vez, no segundo turno, que o time emplaca duas vitórias consecutivas como visitante (na rodada passada, ganhou do Bragantino, por 2 a 1).

O técnico Jorginho reconhece a ansiedade antes da ?final? de logo mais:

? É realmente bastante tenso. Procuro relaxar, escutar músicas. Não sou muito de ficar me martirizando, não sou nesse estilo, não. Durmo rápido e acordo cedo, pensando nas situações. Expectativa grande de que as coisas aconteçam. VASCO – 18-11

Olhando no retrovisor da Série B, o treinador aponta o porquê de o time não ter conquistado o título (comemorado pelo Atlético-GO na terça-feira).

? Queria muito ser campeão, mas passou. O campeão não pode ter muitos empates em casa. O Atlético-GO perdeu um jogo em casa, só (na verdade, dois, contra CRB e Londrina). Essa regularidade deu a ele a vantagem ? analisou Jorginho.

Em São Januário, o Vasco venceu 10 partidas, perdeu quatro e empatou as últimas duas (0 a 0 com o Avaí e 1 a 1 com o Luverdense). A equipe também mandou jogos em Cariacica (empate em 1 a 1 com o Sampaio Correia) e na Arena da Amazônia (1 a 0 diante do Londrina).

Com cinco pontos de vantagem sobre o quinto e o sexto colocados, Náutico e Londrina, o Vasco pode até garantir o acesso com uma derrota, desde que esses dois rivais não vençam, respectivamente, o Tupi, fora, e o Avaí, em casa.

Mas, calejado após tantos tropeços nesta caminhada (10 derrotas, oito empates e 18 vitórias em 36 jogos), Jorginho não quer dar mais uma brecha ao perigo:

? Não podemos depender de ninguém, precisamos fazer nossa parte porque já deixamos passar muito tempo. Vamos para esse jogo para pontuar, para nos dar tranquilidade e ter uma semana maravilhosa.

TIME COMPLETO

Na partida no Heriberto Hulse, Jorginho contará com a força máxima. E o técnico deu ênfase ao retorno do goleiro Martín Silva, que foi reserva do Uruguai nas últimas duas partidas nas eliminatórias:

? Sabemos a importância dele. Mas foi muito importante o Jordi também ter ido bem. Todos os jogadores estão liberados. Não tem ninguém com pendência física.

O técnico, que chegou ao clube em agosto de 2015, em substituição a Celso Roth, quase levou o time à salvação no Brasileiro, mas não evitou o terceiro rebaixamento do clube. Neste ano, comandou o bicampeonato estadual invicto no primeiro semestre e garante ter recusado duas propostas de clubes da Série A para seguir em São Januário.

Agora, é vencer o Criciúma para cumprir tabela contra o Ceará, na última rodada. E, mais do que isso, que o clube nunca mais volte à Série B. Este, certamente, é o maior sonho da torcida.