Esportes

Abertura dos Jogos terá Santos Dumont e ?voo? do 14-Bis pelo Rio

2005-044822-_20050628.jpg

Com dois dos principais cineastas do Brasil, Fernando Meirelles e Andrucha Waddington, entre os diretores, a Cerimônia de Abertura da Olimpíada do Rio, no próximo dia 5 de agosto, aposta em grandes projeções de audiovisual para emocionar e surpreender o público. Um dos momentos de auge do espetáculo, guardado a sete chaves pelos organizadores, homenageará um dos grandes brasileiros do século XX: Alberto Santos Dumont, o pai da Aviação Brasileira. Em uma das projeções boladas por Meirelles, Waddington e pela cenógrafa Daniela Thomas, o 14-Bis, avião construído por Santos Dumont no início do século passado, decolará do gramado do Maracanã para um passeio aéreo pelo Rio de Janeiro.

A ideia é fazer uma simulação de um voo do 14- Bis, levando na carona de Santos Dumont todo o público ? quase 50 mil no estádio e estimado um bilhão de pessoas pela TV em mais de 150 países ? para (re)conhecer cartões-postais da cidade, passando pela Lapa, pelo Aterro do Flamengo, pela orla da Zona Sul e pela Lagoa Rodrigo de Freitas, com os mundialmente conhecidos Cristo Redentor e Pão de Açúcar.

A trilha sonora prevista para este momento, pelo menos até agora, é o clássico ?Samba do avião?, de Tom Jobim (?Cristo Redentor / Braços abertos sobre a Guanabara”), na voz de Luiz Melodia, um dos artistas que abrilhantarão a cerimônia.

INFOCHPDPICT000034722580

Lembrar Santos Dumont será uma das chaves para exaltar a brasilidade na festa que abre a primeira edição dos Jogos na América do Sul. O Brasil reivindica para o mineiro Alberto Santos-Dumont a honraria de ter sido o primeiro a voar com ?um aparelho mais pesado que o ar?, feito que se deu no dia 23 de outubro de 1906, em Paris. A paternidade mais aceita mundialmente, porém, confere a glória e o título de inventores do avião a Orville e Wilbur Wright, dois mecânicos americanos, irmãos, que ascenderam com sua aeronave Flyer em Kitty Hawk, na Carolina do Norte, no dia 17 de dezembro de 1903. No entanto, ela não decolara sozinha.

ESPORTES CARIOCAS

Outro filme preparado para ser projetado no Maracanã durante a cerimônia apresenta o Rio como a metrópole da vida saudável, onde os moradores gostam e têm o hábito de praticar atividades ao ar livre. Serão exibidos ?esportes tipicamente cariocas?, alguns que evidentemente não são modalidades olímpicas, como o futevôlei, a altinha na praia, a asa delta, o slackline, a escalada e as trilhas nas florestas urbanas.

A intenção é mostrar o Rio como uma cidade de vocação esportiva, reforçando sua legitimidade para sediar os Jogos Olímpicos e celebrando o fato de ser a capital mundial do esporte em agosto.

O roteiro da festa é sigiloso, mas sabe-se que contemplará temas como a sustentabilidade.

Nem só de atrações audiovisuais viverá a abertura olímpica, é claro. Além de Meirelles, Waddington e Thomas, completa o quarteto de diretores a coreógrafa Deborah Colker, responsável por bolar as principais apresentações ?vivas? da noite.

Apenas na cerimônia de abertura, haverá mais de cinco mil pessoas participando das apresentações, entre atores, bailarinos, figurantes e voluntários. Pelo menos um momento terá uma coreografia viva, executada por bailarinos, com efeitos visuais potencializados pelo complexo sistema de canhões de luz e projetores que está sendo montado no estádio.

ENSAIOS ?SEGMENTADOS? NO MARACANÃ

Os ensaios dos participantes acontecem já há pelo menos dois meses, num galpão em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Chegam a ensaiar de uma vez centenas de pessoas. Um desafio dos organizadores, coreógrafos e líderes de equipes de voluntários é promover os treinos de forma compartimentada ? ou seja, os próprios envolvidos não têm uma noção precisa de como aquilo que estão fazendo se encaixará no roteiro da cerimônia, de forma a preservar os segredos.

No último sábado começaram os ensaios no palco da festa, também de forma ?segmentada?, para garantir o fator surpresa.

Entre as atrações musicais, algumas já estão confirmadas. Caetano Veloso e Gilberto Gil vão se apresentar, assim como Jorge Benjor e a cantora Anitta. A festa está marcada para começar às 20h do próximo dia 5, uma sexta-feira, e deve durar cerca de três horas. A parte final da cerimônia, como manda a tradição dos Jogos Olímpicos, é o desfile das delegações dos países, seguida do acendimento da pira olímpica.

NOVAS ENTRADAS PODEM SER LIBERADAS

Os ingressos para a abertura estão esgotados, mas ainda é possível ter esperança de ver a festa in loco. Além de possíveis desistências (há um espaço de revenda de bilhetes em rio2016.com/ingressos), uma nova leva de entradas poderá ser liberadas bem perto do dia do espetáculo. São ingressos que estão contingenciados, seja pela exigência legal da reserva de 6% dos assentos em cada arena para portadores de necessidades especiais, ou a margem de 2% que a organização preserva para o caso de imprevistos no dia do espetáculo. Principalmente no primeiro caso, se o público preferencial não esgotar este lote, os bilhetes que sobrarem devem ir à venda.