Um vazamento de mais de 10 milhões de litros de água sob o estacionamento da Arena Corinthians, o Itaquerão, estádio do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, no bairro Itaquera, em São Paulo, pode causar um deslizamento que soterraria a Avenida Radial Leste, uma das mais movimentadas da capital paulista, informa o jornalista Juca Kfouri, da CBN e da Folha de São Paulo.
Segundo reportagem de Kfouri, um dos responsáveis pela obra do estádio afirmou que o vazamento foi descoberto em junho deste ano, a partir de um grande aumento nas contas de água. Em fevereiro do ano passado, já tinha havido na área externa um deslizamento de terra, que chegou até a calçada da avenida. O estacionamento comporta 350 carros e é utilizado em dias de jogo.
O responsável por uma auditoria que está em curso no Corinthians não negou os problemas e prometeu explicar tudo quando o trabalho terminar, ainda nesse mês de novembro. O prazo inicial para o fim da auditoria era setembro, mas foi prorrogado por 90 dias, pois a Odebrecht não estaria passando as informações solicitadas. A Odebrechet não se pronunciou a respeito.
Além da ameaça de deslizamento, a arena apresenta outros problemas. Algumas placas de granito têm caído das paredes e lâminas de porcelana pura em chapas já voaram da fachada e caíram no setor norte das arquibancadas e no gramado. No ano passado, um forro da área vip desabou, com cerca de duas toneladas. Os incidentes foram em dias sem jogos.
O itaquerão, como é conhecido o estádio, foi inaugurado em junho de 2014 e foi palco da abertura da copa no Brasil.