Rio de Janeiro – O técnico Tite convocou, ontem, a seleção brasileira para os dois últimos jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo Rússia 2018. O Brasil enfrentará a Bolívia no dia 5 de outubro, em La Paz, e o Chile no dia 10, no Allianz Parque.
A lista apresentou novidades que, de modo geral, não alteram a base já encaminhada até o Mundial. Última lista para jogos oficiais até a definitiva para a Copa, já que a partir de novembro somente amistosos serão feitos, ele reforçou convicções e também deixou claro que tem pelo menos cinco dúvidas importantes no grupo de 23 atletas.
“São oportunidades para abrir o leque de opções dentro do que o tempo me permite. Não quero ficar no tira e bota. Todos estão com oportunidades reais. Quem não veio, estando em altíssimo nível, não vão deixar de ser convocados. Não estão assegurados, seja quem veio ou quem ficou fora”, resumiu o treinador sobre a convocação, feita no Rio de Janeiro.
Entre as convicções, aquela que certamente chama mais a atenção é a repetição dos três goleiros, o que só havia feito uma vez até aqui, mas ainda em 2016 e com nomes que saíram dos planos. “Não tenho tempo, infelizmente [de testar opções]. Não dá para ser bonzinho com todos”, completou o comandante, reforçando que não há intenção, por ora, de observar outros nomes no gol.
Titulares garantidos
No campo daqueles que reafirmaram importância e já estão "com o passaporte na mão", estão todos os titulares [Dani Alves, Miranda, Marquinhos, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Coutinho, Neymar e Jesus], mas principalmente reservas dos quais Tite não abre mão em hipótese alguma: Thiago Silva, Filipe Luís, Fernandinho e Willian.
Novidades
As novidades na lista, ou setores em dúvidas até a Copa, estão na lateral-direita, no miolo de zaga, no meio de campo e no ataque, todas como opções reservas. Na lateral, Fagner perdeu espaço para Danilo, do Manchester City. Na zaga, Rodrigo Caio ficou de fora desta vez e Jemerson (Mônaco) foi chamado. No meio, os imediatos às vagas de Paulinho e Renato Augusto são as maiores incógnitas. Enquanto observa Coutinho como alternativa também nesse setor, Tite surpreendeu ao incluir três atletas que podem jogar nessa faixa do campo: Diego (Flamengo), Fred (Shakhtar) e Arthur (Grêmio). No ataque, Roberto Firmino reaparece no grupo e cada vez mais se firma como o imediato de Gabriel Jesus. Tite parece que ainda não se convenceu sobre Jô, Diego Souza e Fred (Atlético-MG), por isso chamou o versátil Diego Tardelli.
Arthur
Volante que vem se destacando no Grêmio desde que assumiu a titularidade, no primeiro semestre, e que virou xodó da torcida, o goiano Arthur, de 21 anos e formado na base do Goiás, foi chamado pela primeira vez para a seleção principal. Ele tem uma passagem pela seleção brasileira sub-17, em 2013. Antes da convocação de ontem, foi observado diversas vezes por Tite e seus auxiliares em jogos do Grêmio. A última delas no confronto de quarta-feira contra o Botafogo, no Engenhão, pelas quartas de final da Libertadores.
GOLEIROS
Alisson (Roma)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Man. City)
DEFENSORES
Dani Alves (PSG)
Danilo (Man. City)
Filipe Luís (At. de Madrid)
Jemerson (Mônaco)
Marcelo (Real Madrid)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
MEIO-CAMPISTAS
Arthur (Grêmio)
Casemiro (Real Madrid)
Diego (Flamengo)
Fernandinho (Man. City)
Fred (Shakhtar Donetsk)
Paulinho (Barcelona)
P. Coutinho (Inglaterra)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Willian (Chelsea)
ATACANTES
Diego Tardelli (Shandong Luneng)
Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Man. City)
Neymar Jr. (PSG)