Participam desta etapa 17 municípios. Na primeira etapa regional, 14 cidades receberam as disputas, além de Curitiba, que sediou a abertura da competição. A previsão é que somente nas fases regionais aproximadamente 49 mil atletas participem.
As cidades sedes, que representam os Núcleos Regionais de Educação, estão espalhadas por todas as regiões do Estado: Fazenda Rio Grande, Tupãssi, Santo Antônio do Sudoeste, Santa Terezinha do Itaipu, Pinhão, Siqueira Campos, Porto Barreiro, Colorado, Nova Esperança, Coronel Vivida, Laranjal, Piraí do Sul, Telêmaco Borba, Guaíra, Cruzeiro do Oeste, União da Vitória e Quatro Barras.
CLASSIFICADOS – A competição encerra na próxima quarta-feira (19), com a classificação para a fase macrorregional, que acontece entre os dias 26 e 30 de junho, em oito sedes. Já as fases finais acontecem no período de 12 a 20 de julho, em Apucarana, na categoria B, e entre os dias 2 e 10 de agosto, em Foz do Iguaçu, na categoria A.
TRANQUILIDADE – Segundo a coordenadora geral dos Jeps, Márcia Tomadon, os Jogos Escolares alcançaram um patamar de organização que possibilita trabalhar com tranquilidade em cada uma das etapas. “Este ano tivemos um aumento de 10% no número de participantes, percentual que nos permite organizar a competição com tranquilidade”, Márcia.
O calendário dos Jogos Escolares prevê, ainda, as disputas do Bom de Bola no segundo semestre, competição realizada apenas na modalidade de futebol, mas que segue o mesmo formato com fases regionais, macro e final, na duas categorias.
ORGANIZAÇÃO – A fase regional dos Jogos Escolares do Paraná é organizada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Núcleos Regionais de Educação, com apoio das prefeituras e entidades de administração do desporto do Estado.