Esportes

Rosberg supera Hamilton e faz a pole para o GP da Hungria de F-1

MOTOR-F1-HUNGARY_-G8S2QSQ22.1.jpg

Em um treino marcado por atrasos e muita chuva na primeira parte, o alemão Nico Rosberg superou todas as adversidades e o seu companheiro de equipe e rival na disputa pelo título mundial e conquistou a pole positon para o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula-1. Rosberg cravou 1m19s965, ficando 0s143 a frente do inglês Lewis Hamilton, que marcou 1m20s108. A largada em Hungaroring será neste domingo, às 9h (de Brasília).

Foi a quarta pole de Rosberg no ano e a 26ª do alemão, que empatou com o ex-piloto finlandês Mika Hakkinen na nona posição entre os pilotos com o maior número de poles na história da F-1.

Se a primeira fila será toda da Mercedes, a segunda será dominada pela RBR. O australiano Daniel Ricciardo fez o terceiro tempo, enquanto o holandês Max Verstappen foi o quarto.

A quarta fila terá o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, e o espanhol Carlos Sainz Jr, da Toro Rosso. Completam a lista dos 10´primeiros o espanhol Fernando Alonso (McLaren), o inglês Jenson Button (McLaren), o alemão Nico Hulkenberg (Force India) e o finlandês Valtteri Bottas (Williams).

O treino foi marcado por muita chuva e uma série de bandeiras vermelhas que interromperam a tomada de tempo principalmente no Q1. Inicialmente, a sessão foi adiada em 20 minutos porque caia um temporal na pista de Hungaroring. Quando a chuva diminuiu, os pilotos foram para a pista, mas com cinco minutos voltou a chover forte e uma bandeira vermelha interrompeu o treino.

Quando os pilotos retornaram, o sueco Marcus Ericsson, companheiro de Felipe Nasr na Sauber, bateu e o treino foi novamente interrompido. No retorno, foi a vez de Felipe Massa bater faltando 5m20s para o fim da primeira parte. O treino foi mais uma vez paralisado.

– Eu aquaplanei e perdi o carro. Tem algo como um rio no meio da curva quatro. Pesso desculpas ao time – disse o piloto da Williams.

Por causa da batida, Massa largará na 18ª posição. A frente de Kevin Magnussen (Lotus), Ericsson, e dos pilotos da Manor, Pascoal Wehrlein e Rio Haryanto.

O indonésio, aliás, provocou a última bandeira vermelha do Q1 ao bater faltando 1m18s para o fim da sessão. Como não havia tempo hábil para uma nova tomada, os tempos que os pilotos haviam feito na pista foram mantidos e o treino foi para o Q2.

Na segunda parte, a chuva acabou e a pista começou a secar. Nasr foi eliminado e vai largar na 16ª colocação. Ele foi eliminado junto com Romain Grosjean (Lotus), Daniil Kvyat (Toro Rosso), Sérgio Perez (Force India), Kimi Raikkonen (Ferrari) e Esteban Gutierrez (Haas).

No Q3, a pista já estava seca em vários pontos e os pilotos foram para a tomada de tempo com pneus supermacios. Os tempos melhoraram, mas a decisão da pole ficou entre os pilotos da Mercedes. Até o fim, Hamilton tinha o melhor tempo, mas na volta final Rosberg o superou e vai largar na frente.

GRID DE LARGADA

1- Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

2- Lewis Hamilton (ING/Mercedes)

3- Daniel Ricciardo (AUS/RBR)

4- Max Verstappen (HOL/RBR)

5- Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)

6- Carlos Sainz Jr. (ESP?Toro Rosso)

7- Fernando Alonso (ESP/McLaren)

8- Jenson Button (ING/McLaren)

9- Nico Hulkenberg (ALE/Force India)

10-Valtteri Bottas (FIN/Williams)

11-Romain Grosjean (FRA/Haas)

12-Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)

13-Sérgio Perez (MEX/Force India)

14-Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

15-Esteban Gutierrez (MEX/Haas)

16-Felipe Nasr (BRA/Sauber)

17-Jolyon Palmer (ING/Renault)

18-Felipe Massa (BRA/Williams)

19-Kevin Magnussen (DIN/Lotus)

20-Marcus Ericsson (SUE/Sauber)

21-Pascoal Wehrlein (ALE/Manor)

22-Ryo Harianto (IND/Manor)