Maringá (PR) A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira uma operação cujo alvo é uma organização criminosa que contrabandeava cigarros ao Brasil vindos de Salto del Guairá, no Paraguai.
Policiais cumprem 38 mandados judiciais, sendo 21 mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão, nos estados do Paraná (Loanda, Querência do Norte e Capanema), São Paulo (Tupã) e Mato Grosso do Sul (Naviraí).
Batizada de Pleura (membrana que protege o pulmão), a operação revelou que o esquema utilizava uma nova rota fluvial para escoamento dos cigarros contrabandeados. Segundo a PF, as investigações iniciadas em 2016 detectaram o uso intenso e diário dos rios Paraná e Ivaí, na região de Querência do Norte, no Paraná, para escoamento de cargas.
O poderio da organização gerou a criação de uma extensa rede de olheiros, carregadores e batedores que utilizavam armas e lanchas de apoio para viabilizar a atividade criminosa em diversas cidades da região, afirmou a PF.
Durante as apurações, constatou-se que dois irmãos residentes em Loanda, no Paraná, um médico e um advogado, eram os líderes do esquema criminoso ainda não se sabe se eles foram presos.
Além deles, uma família baseada na região também atuava intensamente na atividade ilícita, com diversos integrantes do grupo vinculados ao esquema.