Curitiba – Três paranaenses de Curitiba nas Paraolimpíadas podem repetir hoje o feito dos irmãos Marcelo e Eliseu dos Santos e do técnico Darlan França, medalhistas de prata na classe BC4 da bocha, e subirem ao pódio no Rio de Janeiro.
O trio curitibano formado por Anderson Silva, Daniel Jorge e Carlos Jacó, da seleção brasileira de vôlei sentado, estará em ação nesta sexta-feira na semifinal do esporte contra a seleção iraniana, às 20h30. Caso o Brasil triunfe, ao menos a medalha de prata estará garantida.
Para isso, entretanto, terão de superar o segundo homem mais alto do mundo, o iraniano Morteza Mehrzad, de 2,46m. Aos 29 anos, ele lidera o time mais forte do vôlei sentado. O Irã chegou à final nas últimas sete Paraolimpíadas e conquistou cinco ouros. No Rio de Janeiro, defende a liderança do ranking mundial.
Considerado o melhor atacante da modalidade, mesmo sentado Morteza alcança a bola a 2,30m. Com a rede a apenas 1,16m do chão, pontua facilmente. Para fins de comparação, o jogador mais alto do time brasileiro, Anderson Ribas, de 2,12m, ataca a apenas 1,80m.