RIO ? É reta final. Nesta sexta-feira, o Brasil aposta no talento individual para alçar a bandeira nacional no mastro olímpico de novo. Enquanto representantes do país saltam a cavalo em Deodoro e marcham pelo Pontal por medalha, o baiano Isaquias Queiroz começa a caminhada pelo inédito terceiro pódio em uma mesma edição ? desta vez, acompanhado por Erlon Silva.
E tem mais. Nos esportes coletivos, vale a torcida pelas meninas do futebol, que jogam pelo bronze contra as canadenses, e pelos meninos do vôlei, que tentam a revanche sobre a Rússia na semifinal. Confira abaixo os destaques deste 19 de agosto.
Atletismo: Logo às 8h, três brasileiros largam na marcha atlética. Mário José, Jonathan Riekman e Caio Bonfim ? quarto colocado na prova de 20 km ? tentam medalha para o Brasil nos 50 km.
Às 22h35m, o quarteto brasileiro disputa a final do revezamento 4x100m. As arquibancadas do Estádio Olímpico ainda poderão assistir Usain Bolt com o time da Jamaica. O raio não correu as eliminatórias, mas vai às pistas azuis em busca de mais um tricampeonato.
Canoagem: Depois da prata na C1 1.000m e do bronze na C1 200m, Isaquias Queiroz tem a chance de se tornar o primeiro brasileiro a subir ao pódio três vezes na mesma edição olímpica. Nesta sexta, ele se junta a Erlon Silva nas eliminatórias da C2 1.000m. A bateria parte às 9h21m; a semifinal, às 10h21m.
Hipismo: Com o quinto lugar na disputa por equipes, os cavaleiros brasileiros montam separados esta manhã na final dos saltos. Doda Miranda, Eduardo Menezes e Pedro Veniss competem no circuito de Deodoro às 10h.
Pentatlo moderno: Porta-bandeira brasileira, Yane Marques começou mal na quinta-feira. Precisa, a partir do meio-dia, do bom desempenho em suas melhores provas ? tiro e hipismo ? para brigar pelo pódio.
Futebol: Com Cristiane e Fabiana de volta ao time titular, as meninas do Brasil tentam deixar para trás o baque da derrota para a Suécia na disputa pelo bronze. Vai ser contra o Canadá, às 13h.
Vôlei: A seleção de Bernardinho tem a chance, às 22h15m, de dar o troco nos russos pelo revés na final de Londres-2012. A partida vale a vaga na decisão deste ano.
A FESTA OLÍMPICA NA CIDADE
No Porto Maravilha:
Às 16h ? AfroRio, na Praça 15
Às 20h ? Paralamas do Sucesso convida Nação Zumbi, no Palco Encontros
No Parque Madureira:
Às 18h ? União da Ilha e Desliga da Justiça, no Encontro de Carnavais
Às 19h ? Atração israelense de Ester Rada, no Palco Madureira