Atendendo solicitação da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), o Ministério Público cancelou uma corrida pirata de kart que seria disputada neste fim de semana nas ruas de Ubiratã, na região oeste do Paraná. Também foram comunicados da irregularidade a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Rubens Gatti, presidente da FPrA, explica que qualquer prova automobilística a ser realizada no Paraná precisa estar de acordo com as normas técnicas, esportivas e de segurança. Todos os órgãos precisam estar cientes e aprovarem as normas de segurança que evolvam participantes, promotores e público.
Gatti também explica que o alvará para as competições só é expedido pela FPrA quando o promotor do evento cumpre todos os encargos exigidos. Ele deve ser solicitado 30 dias antes da data prevista para o evento.
Os técnicos da entidade estabelecem as condições de segurança, sempre buscando preservar a integridade física de participantes, do público e de terceiros. Essas exigências vão desde o equipamento do participantes a normas de evacuação do local caso venha a ocorrer algum imprevisto. Em caso de acidente, como será feito o atendimento a participante ou ao público. “Em um evento automobilístico, há diversos itens que começam a ser analisados muito tempo antes da data prevista. Vai de condições da praça esportiva, de capacidade de público, como as pessoas vão chegar ao local e retornar a seus lares. Em caso de um acidente, quais condições e como será feito o atendimento, quantos profissionais estarão à disposição, quais as condições dos equipamentos, em caso atendimento médico mais aprimorado, como será feito esse atendimento e de que forma as ambulâncias deixarão o local. Para os participantes, as análises vão das normais desportivas (regulamentos) e condições do equipamento, se as condições da prova desportiva oferecem a segurança necessária”, acentua Gatti.