São Paulo – Campeão antecipado do primeiro turno do Brasileirão, o Corinthians desafia o Atlético-MG nesta quarta-feira num dos principais confrontos da 18ª rodada, que será aberta hoje com sete jogos. O embate entre os alvinegros está marcado para as 21h, no Mineirão.
Com uma campanha histórica, com 12 vitórias e 5 empates em 17 jogos – é o único invicto do campeonato – o Corinthians conquistou no domingo a condição de vencedor do primeiro turno com duas rodadas de antecedência. O título simbólico pode não ter valor algum, mas nos últimos anos serviu de parâmetro para apontar o campeão no fim da temporada.
Desde 2003, quando o Brasileirão começou a ser disputado nos moldes atuais, apenas três times que venceram o primeiro turno não venceram também o campeonato: o Grêmio em 2008 (São Paulo foi o campeão), o Internacional em 2009 (Flamengo foi o campeão) e o Atlético-MG em 2012 (Fluminense foi o campeão). Nas demais 11 das 14 edições da competição a lógica prevaleceu. Além disso, nunca o vencedor do primeiro turno terminou abaixo da segunda posição na classificação final.
Para o duelo desta noite, Romero segue fora, vetado por dores musculares. Assim, segue com Pablo e Jadson no departamento médico, enquanto Clayson deve seguir como titular no ataque corintiano. Já Marquinhos Gabriel é dúvida e caso não atue será substituído por Giovanni Augusto.
Força do Mineirão
Com mais de 20 mil ingressos vendidos antecipadamente e em clima de decisão, o duelo entre Atlético-MG e Corinthians é encarado como decisivo pelo time da casa, no Mineirão. A expectativa do Galo é recuperar sua força em Belo Horizonte, depois de ter caído de rendimento no Estádio Independência, onde construiu o slogam “caiu no Horto, tá morto” com campanhas vitoriosas nos últimos anos, desde 2012. No Brasileirão 2017, entretanto, acumulou cinco derrotas, dois empates e apenas duas vitórias no local, o que fez com que a diretoria optasse por voltar a jogar no Mineirão. Será a estreia no local sob o comando de Rogério Micale, que fará sua estreia diante da torcida mineira.