RIO – Após 11 participações em Jogos Olímpicos saindo de mãos abanando, Fiji fez história na quinta-feira, levando os quase 900 mil habitantes que habitam o arquipélago no sul do Pacífico ao delírio com a conquista da primeira medalha olímpica na história da competição. E não qualquer medalha, mas um ouro. Antes mesmo do fim da partida contra a Grã Bretanha, os olhos lagrimejados dos jogadores da seleção de rúgbi de sete de Fiji levavam a crer que algo especial estava para acontecer. Na internet, a comemoração foi intensa e emocionante.
Atuais bicampeões do circuito mundial masculino, os Bati, como são conhecidos, não deram chances à Grã-Bretanha na decisão, disputada na tarde desta quinta-feira, em Deodoro, e venceram por 43 a 7. Grã-Bretanha ficou com a prata e África com Sul com a medalha de bronze.
Fiji competia nos Jogos desde de Melbourne, em 1956, mas ainda não havia conquistado a medalha. Foi o primeiro ano que o rugby, popular em Fiji, foi incluído na competição olímpica desde 1924.
Uma verdadeira lição de persistência.
Confira as reações na web:
Ninguém queria trabalhar frente à possibilidade palpável do ouro…
Teve muita gente dançando nas ruas como se não houvesse amanhã:
E companhia aérea servindo cerveja exclusivamente de Fiji nos voos: