Cascavel – Em comunicado oficial (08/2016), a Federação Paranaense de Futebol de Salão confirmou ontem o retorno do Cascavel Futsal à ativa. A decisão já era aguardada pelos dirigentes da equipe, que não terá o direito de disputar as partidas que perdeu enquanto estava inativa.
Apesar de ter tido contabilizadas como derrotas as partidas diante do Foz Cataratas e do São Lucas, o time conseguiu avançar à fase de grupos da Série Ouro do Campeonato Paranaense na sétima posição. O retorno também confirmou de vez o rebaixamento de Dois Vizinhos e ACF, que disputavam uma única vaga para seguir na elite enquanto o Cascavel estava inativo.
O período de inexistência do time pentacampeão paranaense durou de 8 a 29 de agosto por conta da exclusão judicial da Fundeavel (Fundação de Esportes Amador de Cascavel) e o retorno só foi possível porque o município de Cascavel requereu o patrimônio da extinta Fundação, o que inclui a vaga no campeonato estadual.
A inscrição na Série Ouro foi delegada à Acea (Associação Cascavelense dos Esportistas Amadores) até o dia 31 de dezembro de 2016. Portanto, no próximo ano o time deverá ter um registro próprio.
Enquanto esteve sem atuar o Cascavel não deu folga aos jogadores, que seguiram normalmente os treinos. Com exceção de Silon e Deílton, que se transferiram para o futsal italiano. Antes, Wanderson já havia deixado a equipe rumo à Rússia e o goleiro Donny se aposentado – apenas a vaga do último foi preenchida.
Grupo da morte
Apesar de ter duas derrotas confirmadas por WxO, o Cascavel não pode ser ultrapassado por outras três equipes que avançarão à segunda fase. Já na parte de cima da tabela poderá haver alterações por conta dos três jogos de amanhã, os últimos da primeira fase. Entretanto, caso os favoritos confirmem em quadra sua condição, o time cascavelense poderá cair no grupo da morte na sequência da competição, com Guarapuava, Umuarama e Marechal.