Esportes

Estadual do Rio de Janeiro testa nova forma de disputa

Rio de Janeiro – Com um regulamento diferente do utilizado nos últimos anos, o Campeonato Carioca chega à sua edição de número 116º em 2017. A competição segue com as tradicionais Taça Guanabara e Taça Rio e com o mesmo número de participantes das últimas edições (16), mas antes delas haverá uma fase preliminar que a deixará mais enxuta a partir do dia 29 de janeiro.

Essa primeira fase reunirá seis equipes no Grupo A e irá de 11 a 25 de janeiro. Bonsucesso, Cabofriense, Campos, Nova Iguaçu, Portuguesa e Tigres disputarão a etapa em cinco rodadas em busca de duas vagas para a fase seguinte, que contará com as tradicionais equipes do Estado.

Para as taças Guanabara e Rio, o Grupo B terá Boavista, Botafogo, Flamengo, Macaé, Madureira e o segundo colocado do Grupo A. Já o Grupo C terá Bangu, Fluminense, Resende, Vasco, Volta Redonda e o primeiro colocado do Grupo A.

A partir daí começará “outro” campeonato, com as equipes enfrentando os adversários do mesmo grupo na Taça Guanabara e do outro grupo na Taça Rio. Os dois primeiros de cada chave farão a semifinal de cada Taça com os times de melhor campanha, com direito a mando e empate nas fases semifinal e final. Os campeões de cada uma das Taças garantirão vagas na semifinal juntamente com os dois times de melhor campanha. Caso o mesmo time ganhe as duas Taças, a equipe com a terceira melhor campanha entrará na semifinal, que será disputada em jogo único. Já a decisão do título será em dois jogos.

Rebaixamento

O rebaixamento no Carioca 2017 será definido entre as equipes do Grupo A que não se classificarem para as Taças Guanabara e Rio. Os quatro times formarão um novo grupo e jogarão entre si em turno e returno. Os dois últimos na somatória geral de pontos serão rebaixados para a Série B. Os atuais ascendentes do Estadual do Rio de Janeiro são o Nova Iguaçu e o Campos, campeão e vice da segunda divisão de 2016, respectivamente. Eles ficaram no Grupo A e disputarão a primeira fase na elite do campeonato. Já América e Friburguense foram rebaixados em 2016, ano que teve o Vasco como campeão e o Botafogo como vice.