Esportes

Eliminação iguala pior campanha em Copas

Eliminação iguala pior campanha em Copas

A Seleção Brasileira Feminina empatou com a Jamaica, por 0 a 0, e foi eliminada da Copa do Mundo. França e Jamaica são as classificadas do grupo. A eliminação iguala a pior campanha da equipe, que ocorreram em 1995 e em 1991. Com isso, o Brasil fica com nove participações em mundiais femininos, tendo como melhor resultado o vice-campeonato em 2007.

Após a derrota, começaram os discursos de mudanças de comando e de convocações. No final da semana passada, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, havia dito que Pia Sundhage permaneceria no comando até quando quisesse. Ontem (2), o tom da conversa já foi diferente.

“A decisão da CBF não será tomada de imediato, já que o plano é que a avaliação aconteça de ‘cabeça fria’. Acompanhei de perto o comprometimento, foco e empenho das jogadoras e comissão técnica nessa Copa do Mundo Feminina. Infelizmente, a eliminação do Brasil foi precoce e o resultado da seleção ficou aquém do esperado. Agora, é absorver o resultado e analisar com calma tudo o que aconteceu neste ciclo”, disse o presidente.

Despedida amarga

A maior jogadora de todos os tempos, Marta Vieira da Silva, se despediu de sua última Copa do Mundo nesta quarta-feira (2), quando a Seleção Feminina foi eliminada. Aos 37 anos, a Rainha do futebol não conseguiu esconder a tristeza após o jogo, mas deixou uma mensagem de esperança para o futuro da modalidade no país.

“É difícil falar num momento como esse. Não era, nem nos meus piores pesadelos, a Copa que eu sonhava. Mas é só o começo. O povo brasileiro pedia renovação. Está tendo renovação. A maioria das meninas tem muito talento e um caminho enorme pela frente. É só o começo para elas. Eu termino aqui, mas elas continuam”, disse a Rainha.

A trajetória de Marta na Canarinho é repleta de conquistas e glórias. Pela Seleção, ela acumula 189 jogos e 122 gols. Em Copas do Mundo, tornou-se a maior artilheira de todas as edições do torneio, tanto feminina quanto masculina, com um total de 18 gols em 20 jogos. Além disso, possui um extenso currículo de títulos, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007, e a conquista da Copa América em 2003, 2010 e 2018. Ela também foi vice-campeã da Copa em 2007 e conquistou medalhas de prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008.

Foto: Thais Magalhães/CBF