A Vila dos Atletas abriu neste domingo para ocupação dos apartamentos pelas delegações dos países que participarão da Olimpíada no Rio. Mas com problemas. Alguns apartamentos apresentam defeitos nas instalações de gás e elétricas. Há também dificuldades de saneamento, com vasos sanitários entupidos. Membros da delegação da Austrália criticaram as habitações da Vila, classificando os quartos como “inabitáveis”. Por conta desse cenário, os australianos resolveram adiar a chegada à Vila de parte de sua delegação.
– A Vila ainda não está 100% como gostaríamos – admitiu Janeth, prefeita da Vila e medalhista olímpica com a seleção de basquete (prata em Atlanta-1996 e bronze em Sidney-2000). – Mas nos próximos dias tudo estará resolvido. As reclamações são normais, pois os primeiros que chegam sempre encontram alguns problemas. Isso acontece em toda grande obra, até mesmo a gente, dentro de casa, está sujeito a isso, quando faz uma grande reforma, por exemplo – comentou.
Sempre com a postura (obrigatória, pela função) de minimizar os problemas, Janeth destacou ainda que, dificuldades à parte, o que realmente importa para os atletas, segundo ela, está em operação:
– O importante é que todos os serviços essenciais já estão funcionando. O atleta precisa de um local pra treinar, de se locomover e de boa alimentação. Quanto a isso tudo já está certo – garantiu a prefeita da Vila.
Janeth também comentou sobre os boatos de que roubos teriam ocorrido na Vila, antes da chegada dos atletas. Teriam sido roubados espelhos dos apartamentos, peças de decoração e até tampa de vaso sanitário:
– Se algo foi roubado, com certeza daqui não saiu. Vocês (imprensa) estão vendo como está rigído o controle de segurança aqui na Vila – argumentou. Provavelmente esses objetos estão em outro lugar e serão encontrados – finalizou Janeth.