RIO – Duas das maiores esperanças de medalhas para o Brasil no judô foram eliminados no primeiro dia de competição. Ouro na última Olimpíada, Londres-2012, Sarah Menezes venceu a belga Charline Van Snick em sua primeira luta pela categoria com menos 48kg, mas foi derrotada pela cubana Dayaris Mestre Álvarez nas quartas de final. Na repescagem, Sarah sofreu luxação no cotovelo direito ao fim da derrota para a mongol Mönkhbatyn Urantsetseg, numero 1 do mundo. A judoca saiu direto da Arena Carioca 2 para policlínica da Vila dos Atletas sem falar com a imprensa.
Mateus Saito, médico da delegação do judô brasileiro, disse ao SporTV que Sarah sofreu a contusão no fim do golden score, ao tentar sair de uma chave de braço aplicada pela atleta mongol.
Já Felipe Kitadai, bronze em Londres-2012, começou com vitórias sobre o francês Walide Khyar e o alemão Tobias Englmaier, na categoria para menos de 60kg, mas também caiu nas quartas de final ao ser derrotado por Orkhan Safarov, do Azerbaijão. Kitadai ficou fora da disputa pela medalha de bronze, após ser derrotado por Diyorbek Urozboev, do Uzbequistão.
No domingo, o Brasil volta aos tatames com Charles Chibana e Érika Miranda.