Rodada da tensão
Mais do que um jogo ou uma vaga na próxima fase, as partidas deste fim de semana do Campeonato Paranaense de Futebol podem dizer muito mais sobre a retomada que todos queremos.
Não tem como falar do futebol sem citar a pandemia e seus efeitos.
Sabemos dos protocolos, dos testes, mas também sabemos que o brasileiro adora dar uma folgada, usar o jeitinho, e isso pode ser desastroso.
Vou citar alguns fatos para iniciar as projeções.
O técnico do Operário testou positivo, mas o exame foi feito na quarta e ele trabalhou com o elenco até a manhã de sexta. O local de trabalho de Gerson Gusmão são os corredores e os vestiários do Estádio Germano Kruger, onde, neste sábado, passarão jogadores, funcionários e dirigentes do FC Cascavel e do Rio Branco.
Será que esses lugares serão desinfetados? Vocês têm noção do efeito que isso pode gerar?
Outro ponto preocupante. O Rio Branco pegou a estrada antes mesmo de receber os resultados dos exames. E se algum membro testar positivo? Como fica o restante do elenco?
Paraná e Coritiba jogam na capital. Sem deslocamento das delegações. Efeito que minimiza os riscos em meio ao alerta laranja em Curitiba.
Por tudo isso, será fundamental que todos saiam sãos e salvos deste fim de semana. Que os protocolos sejam, sim, respeitados. Sem jeitinho.
E que os exames da semana que vem não registrem contaminação, seja no campo, seja nas sedes.
Por fim, com a bola rolando, já disse que o FC Cascavel é favorito, apesar de imaginar que será difícil furar a retranca do Rio Branco. Acredito que o Athletico leva vantagem sobre o Londrina. E os outros dois confrontos serão pra lá de equilibrados.
E que role a pelota!!
Pisou na bola 1
O ex-lateral Juliano Belletti fez uma proposta inusitada de mudança de regra no futebol na última quarta-feira. Em postagem no Twitter, o campeão mundial com a seleção brasileira na Copa de 2002 propôs que, para ter mais emoção e audiência, o acúmulo de escanteios fosse transformado em um pênalti. Os internautas, no entanto, não gostaram da ideia e tiraram sarro.
Pisou na bola 2
“O momento mais visto do jogo é uma cobrança de pênalti. Sugiro a criação de uma nova regra para ter mais pênaltis durante o jogo. Que tal a cada 4 escanteios, no 4º é pênalti?!”, escreveu Belletti, que até marcou o perfil da Fifa na publicação. A proposta do jogador teve mais de mil comentários em menos de 24 horas. A maior parte das respostas foi em tom humorado.
Gre-Nal
A Prefeitura de Porto Alegre vetou a realização do jogo da próxima quarta-feira (22) na capital gaúcha. Imediatamente, a Federação Gaúcha de Futebol marcou o Gre-Nal 425 para o Estádio Centenário, em Caxias do Sul, mantendo dia e horário (21h30). É a data de retomada do Gauchão, mesmo com a forte pressão das autoridades em saúde para lockdown no Estado.
Precoce
Poucos dias após rescindir o contrato com o Borussia Dortmund, o atacante Andre Schürrle resolveu se aposentar do futebol, aos 29 anos. Um dos personagens da goleada de 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, na Copa de 2014, o jogador alegou que se sentia muitas vezes sozinho, e que os momentos de baixa se tornavam cada vez mais profundos. Ele defendeu a seleção da Alemanha desde a categoria sub-19, em 2008. Passou por todas as divisões até chegar à principal, em 2010.
Olimpíada
Está confirmado o início dos Jogos Olímpicos em Tóquio para o dia 23 de julho do próximo ano, no Estádio Nacional. A primeira modalidade a ter disputa será o softbol, ainda no dia 21 de julho. As confirmações só aconteceram após o governo japonês garantir que a Vila Olímpica e seus 4.000 apartamentos estarão disponíveis. Os imóveis deveriam ser entregues aos compradores no início de setembro deste ano, mas, com o adiamento, o governo garantiu a entrega somente em 2021.