Esportes

Com disputa até o fim, Hamilton supera Rosberg no GP da Áustria

ÁUSTRIA. Antes da largada, o inglês Lewis Hamilton admitira que não era o favorito no GP da Áustria, apesar da pole position. E tudo indicava que ele estava certo até a última volta, quando, numa disputa acirrada com o companheiro de Mercedes Nico Rosberg, eles se tocaram e o atual campeão conseguiu a ultrapassagem. A bandeirada no circuito de Spielberg foi extremamente comemorada pelo piloto, que diminuiu a diferença para o alemão para 11 pontos. Rosberg teve parte da suspensão quebrada na colisão e terminou em quarto lugar. Agora, ele tem 153 pontos contra 142.

O holandês Max Verstappen, da RBR, que largara em oitavo lugar, acertou na estratégia e aproveitou a briga dos Mercedes para conquistar o segundo lugar. O finlandês Kimi Raikkonen completou o pódio. O brasileiro Felipe Massa, da Williams, abandonou a corrida e Felipe Nasr, da Sauber, terminou em 12º

Mesmo sem ser especialista no circuito, Hamilton largou bem e manteve a ponta até a 22ª volta. O inglês fez seu primeiro pit stop e Rosberg, que já havia trocado os pneus, voou na pista para voltar à frente do companheiro. Cinco voltas depois, o pneu traseiro do alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, estourou na reta e o safety car entrou na pista.

Após retirarem o carro de Vettel, aniversariante do dia, Rosberg largou bem e manteve boa distância do inglês. Porém, ambos tiveram que voltar aos boxes para fazer o segundo pit stop. Desta vez, a estratégia de Hamilton foi melhor. Ele escolheu os pneus macios enquanto o alemão preferiu os supermacios.

O atual campeão conseguiu encurtar a distância e a três voltas do fim encostou no adversário. Na volta final, Hamilton, por fora, conseguiu colocar o carro à frente, porém Rosberg deixou seu Mercedes espalhar na pista até tocar as rodas do companheiro. A jogada do alemão não deu certo e viu o principal rival receber a bandeirada.

Classificação final:

1 LEWIS HAMILTON MERCEDES 1:27:38.107

2 MAX VERSTAPPEN RED BULL RACING +5.719s

3 KIMI RÄIKKÖNEN FERRARI +6.024s

4 NICO ROSBERG MERCEDES +16.710s

5 DANIEL RICCIARDO RED BULL RACING +30.981s

6 JENSON BUTTON MCLAREN +37.706s

7 ROMAIN GROSJEAN HAAS +44.668s

8 CARLOS SAINZ TORO ROSSO +47.400s

9 VALTTERI BOTTAS WILLIAMS +1 lap

10 PASCAL WEHRLEIN MRT +1 lap