A dupla brasileira, formada pelo piloto Reinaldo Varela e o navegador Gustavo Gugelmin assume a liderança da categoria UTVs no Rali Dakar, com um Can-Am Maverick X3 (resultados extraoficiais). A dupla brasileira foi do terceiro lugar para a ponta da tabela depois de vencer a quinta etapa do roteiro, realizada ontem entre San Juan de Marcona e Arequipa, no Peru. Com 932 quilômetros, 267 de trechos cronometrados, o roteiro do dia foi o mais longo da programação.
O balanço positivo, porém, não significa que os competidores têm vida fácil na prova. “Esta é a minha sétima participação no Rali Dakar, mas estou impressionado com as dificuldades impostas pelo roteiro até aqui”, contou o experiente piloto paulista.
“A quinta etapa teve dunas e altas temperaturas e, mais uma vez, muitos competidores tiveram problemas e ficaram pelo caminho. Felizmente, deu tudo certo para nós. O Can-Am Maverick X3 está perfeito, transmite muita força e confiança, além da suspensão, que é maravilhosa”, continuou Varela.
Rumo à Bolívia
O 40º Rali Dakar entra em território boliviano hoje. Depois de muitos desafios pelas dunas, o cenário irá mudar para as montanhas e grandes altitudes, que de cara chegam a até 2.500 metros. O destino será a capital La Paz. A sexta etapa inclui 758 quilômetros de percurso – 313 de especiais.
Classificação da categoria UTVs após cinco etapas
1º) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Bra) – 21H56m55
2º) Juan Carlos Uribe Ramos/Javier Uribe Godoy (Per) – 22h00m03
3º) Anibal Aliaga/Juan Pedro Cilloniz (Per) – 24h17m39
4º) Claude Fournier (Fra)/Szymon Gospodarczyk (Pol) – 24h30m 44
5º) Jose Luis Pena Campo/Rafael Tornabell Cordoba (Esp) – 25h13m21