RIO – Após a qualificatória de tiro com arco masculino pela manhã – e que abriu a programação olímpica do dia -, na tarde desta sexta-feira foi a vez de as mulheres disputarem a etapa no Sambódromo. A equipe brasileira terminou em 11º lugar (a penúltima colocação), com 1.845 pontos, e vai enfrentar a Itália (6ª, com 1.911 pontos), no domingo, já valendo medalha.
Na classificatória individual, cuja disputa começa na segunda-feira, a carioca Ane Marcelle Santos terminou na 26ª posição, com 637 pontos. Ela, que é o principal destaque da equipe brasileira, vai encarar a japonesa Saori Nagamine (39ª, 621 pontos). Sarah Nikitin (50ª, 609) e Marina Canetta (54ª, 599), enfrentam, respectivamente, a norte-coreana Un Ju Kang (15ª, 643) e a chinesa Yuhong QI (11ª, 649).
– O vento me atrapalhou um pouco, mas fiquei feliz com a colocação. Estou confiante. Principalmente na dipsuta por equipe, em que podemos conseguir uma medalha. No individual, vou tentar dar meu melhor – disse Ane Marcelle.
Assim como na categoria masculina, onde houve uma quebra de recorde mundial por Kim Woojin, a Coreia do Sul terminou na primeira posição, com Misun Choi (669 pontos).