Esportes

Armênio consegue naturalização e pode ir à Rio-2016

Mais um estrangeiro pode integrar o Time Brasil na Olimpíada do Rio. O lutador armênio Eduard Soghomonyan, de 26 anos, teve seu processo de naturalização aprovado pelo Ministério da Justiça nesta terça-feira. Soghomonyan, 11º colocado do ranking mundial na categoria até 130 kg da luta greco-romana, aguardava posicionamento do órgão, cuja decisão foi publicada em Portaria n.º 130, de 31 de maio, em Diário Oficial.

Agora, segundo a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) ele terá de aguardar a liberação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para participação nos Jogos pelo Brasil. E, além disso, poderá disputar a vaga na seleção brasileira com Antoine Jaoude, que foi quem conquistou o posto para o país, em seletiva pan-americana.

Na ocasião, o armênio, que mora no Brasil há quatro anos, passou mal e não foi ao torneio. Jaoude, que é do estilo livre, foi no seu lugar e conquistou a vaga para o Brasil.

A CBLA aguarda definição da Federação Internacional da modalidade em relação aos convites para 2016. A CBLA pleiteia vaga na categoria 125 kg estilo livre, para encaixar Jaoude, e não precisar de seletiva no estilo greco-romano. O Brasil tem cinco vagas: quatro no estilo livre feminino e uma na greco-romana (não tem naipe feminino, só masculino). O país não conquistou vaga no estilo livre masculino.