Esportes

Após vitória na vela, Brasil está a um ouro de melhor participação olímpica

RIO – Com Martine Grael e Kahena Kunze na vela, a delegação brasileira chegou ao quarto ouro no Rio-2016 superando, no critério qualitativo, as duas últimas edições edições do megaevento (Londres-2012 e Pequim-2008) quando conquistou três ouros em cada. Portanto, esta ja é a segunda melhor campanha do Brasil em toda a sua história. Só perde para os cinco ouros conquistados em Atenas-2004.

O Brasil ainda pode chegar nesta madrugada a sua melhor campanha da história no critério qualitativo caso Bruno Schmidt e Alison vençam a dupla italiana formada por Paolo Nicolai e Daniele Lupo, na final do vôlei de praia, que começa às 23h59m, com transmissão do Sportv, na Arena de Copacabana.

Caso Alison e Bruno vençam, o Brasil igualaria os cinco ouro do megaevento grego, mas superaria em números de medalhas de prata (que é o segundo critério de desempate). No Rio-2016, o Brasil já obteve cinco pratas. Em Atenas-2004, foram apenas duas.

O objetivo do Time Brasil, no entanto, é chegar entre no top 10 no quadro geral de medalhas, ou seja, o critério quantitativo é mais importante neste objetivo. Até o momento, no Rio-2016, o Brasil conquistou 14 medalhas e está em12º neste critério.

No critério qualitativo, o Brasil está em 15º neste megaevento.