Competição que desde 2016 não é realizada na cidade, o Campeonato de Futebol Amador de Cascavel volta com tudo a partir deste domingo. Pelo menos essa é a expectativa de dirigentes de equipes e dos atletas, que depositam confiança no novo formato de gestão da competição, agora a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.
O modelo para o ressurgimento do certame começou a ser discutido no segundo semestre de 2017, quando também foram realizadas licitações para aquisição de materiais esportivos (cada equipe receberá um jogo de uniforme completo e três bolas para treinos) e definição da equipe de arbitragem. Tudo para que o Amadorzão tivesse custo zero às equipes.
A ideia pegou e 22 times confirmaram participação a custo zero com inscrição e arbitragem. Cada uma pôde inscrever até 25 jogadores, o que movimentará 550 atletas e envolverá cerca de 600 pessoas, contando também dirigentes, árbitros e organizadores.
O Amadorzão 2018 será desenvolvido em sete locais, sendo um deles o Estádio Olímpico, que receberá a cerimônia de abertura neste domingo, às 9h. Em seguida, será dado o pontapé inicial do campeonato, às 11h. Também haverá jogos nos campos do Ninho da Cobra, do Santa Cruz, do São Cristóvão, do Maria Luiza, da Comunidade Nossa Senhora Salete e do Complexo Manoel Messias de Souza.
As rodadas do Campeonato Amador de Cascavel serão sempre aos domingos e como premiação o campeão, além de troféu cedido pela Palotina Esportes, vai representar a cidade no Campeonato de Futebol Regional da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).
Os jogadores do Amadorzão 2018 devem possuir elo com a cidade de Cascavel (domicílio eleitoral, vínculo empregatício, Alvará de Licença de trabalhador autônomo e título eleitoral do pai ou mãe no caso de menores de idade) para disputar a competição. Essa medida visa evitar que os times se reforcem com atletas de outros municípios.
Duas divisões
A edição 2018 do Amador Municipal vai definir os rumos dos próximos campeonatos. A ideia é que as 16 melhores formem a primeira divisão em 2019 e as demais disputem a segunda divisão, organizada pela Liga de Futebol de Cascavel e com custos de inscrição e arbitragem. A partir daí haverá rebaixamento e acesso. A realização do campeonato ainda pode virar lei no município, mas o certo mesmo é que as 22 equipes inscritas para a competição deste ano precisaram doar 50 quilos de alimento ao Provopar, sendo 20 kg de arroz, 20 kg de feijão e 10 kg de açúcar, totalizando 1.100 quilos de donativos. A medida serviu de antecipação da punição pelos cartões amarelos e vermelhos.
Tiro Curto
Nem todas as equipes estrearão domingo no Amadorzão 2018. Algumas terão compromisso apenas no fim de semana seguinte. O certo é que as rodadas da 1ª fase serão nos dias 4, 11 e 18 de março. Já as oitavas de final serão realizadas no dia 25 de março; as quartas de final no dia 8 de abril; as semifinais no dia 15 de abril e a decisão no dia 22 de abril.
EQUIPES INSCRITAS
200 Ano FC
ABA FC
AES (Assoc. Esportiva Santa Cruz)
Assoc. Moradores Maria Luíza/CSW
Cascavel Auto Peças
Clarito FC
D’Napolli/Roberto Diesel
Espaço Bier/Bichados
Estrela Dourada/Amigos do Alex
Jada, Meninos do Jauri
JMS/Mundial Auto Center
Maximus/BIG FC
Nossa Senhora da Salete
Operário Atlético Clube
Pankeka FC/Barão
Polícia Militar do PR/PC
Ponte Preta Cascavel
Resenha FC
Riviera FC
Santa Cruz FC
São Cristóvão
SEC (Sociedade Esportiva Consolata)
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
1ª RODADA
Domingo (4/3)
Estádio Olímpico
11h Santa Cruz FC x D' Napolli/Roberto Diesel
Ninho da Cobra
14h Jada x Cascavel Auto Peças
16h Ponte Preta x Policia Militar
Maria Luíza
16h N. Sra. Salete x Ass. Mor. Maria Luiza
Santa Cruz
14h Resenha FC x JMS/Mundial Auto Center
16h ABA FC x Ass. Esp. Santa Cruz
São Cristóvão
14h Espaço Bier x Maximus/BIG
16h Clarito FC x 200 Ano
C. E. Manoel Messias
14h Riviera x Operário
16h Consolata x Pankeka/Barão