Itaipulândia – O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Foz do Iguaçu apresentou à Justiça denúncia contra oito vereadores, dois ex-vereadores e quatro servidores da Câmara de Itaipulândia por crimes de peculato e organização criminosa.
A denúncia lista a prática de 63 fatos criminosos relacionados à apropriação indevida de valores de diárias de viagem recebidas pelos réus entre 2013 e 2016. Segundo o Gaeco, os denunciados criaram uma escala de viagens para cursos e eventos em outros municípios do Paraná e de estados próximos com o objetivo de incrementar seus ganhos.
De acordo com a investigação, os beneficiados recebiam diárias sempre em número superior ao dos dias em que efetivamente as utilizavam.
PRISÃO
Os vereadores denunciados pelo Gaeco são Adolfo Florencio Preis (PSB), Diacir Ferreira da Silva (PSB), Gelson Lautert (PR), Jair Jose Escher (PR), Marlei Kaefer (PSL), Silvani Olivia Groth Mendes (PV), Vilso Nei Serena (PP) e Claudinei Vieira (PMDB). Em abril eles passaram dez dias presos em Foz do Iguaçu e chegaram a ser afastados da Câmara, mas reassumiram assim que foram libertados.