Cotidiano

Três empresas japoneses de transporte marítimo anunciam fusão

2016 948512419-201610310127238160_RTS.jpg_20161031.jpgTÓQUIO – As três maiores empresas de transportes do Japão anunciaram, nesta segunda-feira, que vão integrar suas operações de contêineres para criar a sexta maior frota mundial, entrando na crescente tendência de consolidação em uma indústria que enfrenta sua pior queda já registrada. Excesso de capacidade e crescimento econômico enfraquecido globalmente deixaram centenas de navios ociosos.

Nippon Yusen, Mitsui OSK Lines e Kawasaki Kisen Kaisha informaram que vão formar uma joint venture que irá ter 2 trilhões de ienes (ou US$ 19,1 bilhões) em receita combinada e controlará 7% da capacidade global de transporte de contêineres.

? O objetivo de nos se tornarmos uma é que nenhuma de nós se torne zero ? ressaltou Tadaaki Naito, presidente da Nippon Yusen, em uma entrevista coletiva em Tóquio.

O segmento de transporte de contêineres teve uma onda de grandes fusões, com as companhias em busca de parceiros e corte de custos para ajudar a navegar o mar revolto de um mercado enfraquecido, e especialistas dizem que mais acordos devem acontecer.

? A busca por escala e expectativas de que a fraca demanda e o excesso de capacidade continuarão por, pelo menos outros dois anos, estão gerando essa onda de consolidação ? disse Greg Knowler, especialista de setor marítimo e comércio da IHS Markit. ? Todos os olhos devem estar agora em Taiwan, que tem três grandes transportadoras.

A Nippon Yusen terá 38% do controle da joint venture, enquanto as outras duas ficarão com 31% cada. A nova empresa será formada em julho de 2017, e suas operações terão início em abril de 2018, disseram as companhias em um comunicado conjunto.

A joint venture terá uma frota de 256 navios, e a expectativa é que ela crie benefícios com redução de custos de cerca de 110 bilhões de ienes por ano.

Com a notícia, os papéis da Nippon Yusen fecharam com alta de 6,4%, os da Mitsui OSK avançaram 5,6%, e os da Kawasaki Kisen, 0,4%.