Cotidiano

Sincronização na Brasil inicia logo após instalação dos novos semáforos

Ato todo são 35 equipamentos num trajeto de sete quilômetros que ficarão sincronizados para melhor fluidez na principal via da cidade

Desejo de todo motorista que trafega pela Avenida Brasil, a sincronização semafórica está prevista nas obras do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado) por meio do qual a principal via da cidade ganhou corredores exclusivos para o transporte coletivo e, com eles, 20 novos cruzamentos que exigiram, consequentemente, a instalação de novos semáforos, que se somaram aos 15 já existentes na avenida.

Desde a semana passada, quando a empresa vencedora da licitação para a instalação dos equipamentos retomou a ligação gradativa dos equipamentos, a população manifestou espanto com a quantidade de paradas ao longo da Brasil. Ao todos, serão 35 semáforos ao fim de todo a mudança, num trajeto de sete quilômetros. Contudo, “todos ficarão sincronizados para dar fluidez ao transporte coletivo e, ao mesmo tempo, ao tráfego da via principal”, tranquiliza o presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Alsir Pelissaro.

De acordo com ele, em cerca de mais um mês de trabalhos a sincronização deve estar concluída. Até lá, a DataProm ainda precisa terminar a instalação de mais quatro novos semáforos e a fazer a substituição dos antigos.

 

Dois novos cruzamentos

Hoje (17) entraram em alerta semáforos em mais dois cruzamentos São eles: – Avenida Brasil x Rua Engenheiro Rebouças e Avenida Brasil x Rua Catanduvas. Eles permanecerão em “amarelo piscante” até a próxima semana, até que os motoristas estejam habituados à nova sinalização.

Paralelamente a empresa trabalha na instalação dos semáforos nos cruzamentos da Brasil com as ruas Pato Branco; Corbélia; Martin Afonso de Souza e Riachuelo. Esses entrarão em alerta assim que os dois ligados hoje estejam em total funcionamento. Outros sete semáforos foram ligados em novembro do ano passado.

Segurança

Em todos os cruzamentos a sinalização prevê o tempo exclusivo para pedestres e ciclistas. Também estão proibidas as conversões à esquerda nos cruzamentos. “Os motoristas devem fazer o 'looping de quadra', que gerará mais conforto, agilidade e segurança para todos”, complementou Pelissaro.