RIO ? Atendendo a um pedido do Procon Estadual, representantes dos Correios estiveram na sede da autarquia, na quinta-feira, para explicar as alterações que ocorrerão nos serviços prestados pela empresa durante a Olimpíada e a Paralimpíada. Os Correios explicaram que as alterações foram necessárias para que os serviços se adequassem às limitações de ação estabelecidas para o período do evento pelo decreto municipal do Rio de Janeiro n° 41.867 deste ano.
Pelo decreto, durante a Olimpíada ficará restrita a circulação de veículos de carga em grande parte do município. Além disso, em certos locais nenhuma entrega poderá ser efetuada. Como a capital do estado é a base de distribuição dos Correios para toda a Região Metropolitana do Rio, esta será afetada pela restrição. Com isso, no período dos eventos olímpicos, ficarão suspensos na região os serviços premium dos Correios ? Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje, entre outros. A entrega de correspondências simples vai prosseguir, mas o prazo de entrega prevista será ampliado em mais três dias úteis. Já para a entrega de serviços expressos, esta ampliação será de apenas dois dias úteis.
No final da reunião, foi assinado um protocolo de intenções que os Correios se comprometeram a divulgar intensamente na imprensa, em mídias eletrônicas e em suas agências, quais os serviços que serão interrompidos durante as Olimpíadas. Também irão divulgar quais as áreas definidas pela prefeitura em que não poderão ser realizadas entregas.
Os representantes dos Correios ressaltaram que, a qualquer momento, durante os Jogos, novas áreas poderão ser definidas como restritas pela prefeitura e pelas forças de segurança responsáveis pelos eventos. Eles também destacaram que as empresas que trabalham com e-commerce, e fazem as entregas de seus produtos pelos Correios, foram informadas antecipadamente das restrições e alterações de prazos.
Um canal de atendimento direto será estabelecido durante os Jogos entre o Procon-RJ e os Correios para a rápida solução de problemas e reclamações que possam surgir. Caso algum dos itens estabelecidos pelo protocolo de intenções não seja cumprido, o Procon Estadual irá autuar os Correios.
Representando o Procon-RJ na reunião estiveram o Presidente da autarquia José Geraldo Machado Jr. e o diretor jurídico Rafael Ferreira Couto. Representando os Correios, estiveram o diretor regional Everton Luiz Cabral Machado e a gerente jurídica Christiane de Mattos Woodrow Rodrigues.