Cotidiano

PF abre inquérito para investigar 35 obras da Odebrecht

SÃO PAULO.A Polícia Federal abriu inquérito para investigar 35 obras públicas que originaram propinas pagas pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht , oito delas no Rio de Janeiro. As obras fazem parte de uma lista de 38 projetos identificados em planilhas apreendidas na Odebrecht e foram associadas a codinomes e valores pagos pelo setor, que ficou conhecido como “departamento de propinas” da empresa – três delas já foram investigadas e responsáveis julgados pela Lava-Jato (Refinaria Abreu e Lima , em Pernambuco, o Polo Petroquímico do Rio de Janeiro e as obras feitas pelo Consórcio Conpar em Araucária, no Paraná).

Entre as obras a serem investigadas estão quatro projetos no exterior – três em Angola e uma na Argentina – que podem ter gerado vantagens indevidas tanto no Brasil quanto nos dois países. Em Angola, a Odebrecht foi responsável pela construção do aeroporto de Catumbela, pelo projeto Vias de Luanda e Vias Expressas, de corredores viários na periferia da capital angolana.

No Brasil, há também obras em São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Piauí e Pernambuco.

O relatório da PF afirma que foram identificados os valores de propinas, mas ainda falta descobrir quem foram os beneficiários, que eram registrados por codinomes nos controles da empreiteira.