SÃO PAULO. Na primeira audiência da Operação Lava-Jato neste ano, o juiz Sergio Moro, prestou homenagem ao juiz Teori Zavascki, na tarde desta quarta-feira. Zavascki morreu no último dia 19 de janeiro num acidente de avião, cuja queda ocorreu em Paraty, no litoral Sul do Rio. Teori era o relator das ações penais da Lava-Jato.
?Consignou as sua homenagens ao magistrado pela sua independência, honradez conhecimento jurídico?, informa o documento do termo da audiência, que consta no site da Justiça Federal.
A declaração foi feita antes do início de audiência desta tarde, quando Moro ouviu testemunhas de acusação no âmbito da ação penal que o ex-ministro Antonio Palocci responde por corrupção e lavagem de dinheiro no escândalo da Petrobras. A defesa de Palocci e representante do Ministério Público Federal também homenagearam o ministro.
MAIS VOTADO POR JUÍZES PARA SUCEDER TEORI
Moro foi o mais votado na lista tríplice da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), que sugeriu nomes para sucessão de Zavascki. Em segundo lugar na votação, aparece o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca. O terceiro é o desembargador do Tribunal Regional Federal de São Paulo Fausto De Sanctis. A associação levará a lista tríplice para o presidente Michel Temer, que não tem obrigação de aceitar.
Moro divulgou nota de agradecimento pela menção de seu nome
?Foi uma grande honra figurar na lista tríplice ao lado de tão ilustres magistrados federais, como o Ministro. Reynaldo Fonseca e o Desembargador Fausto de Sanctis, além de todos os demais previamente selecionados. Mais relevante, reflete o apoio dos magistrados federais aos trabalhos na Operação Lavajato, o que é importante para que se possa prosseguir?, informa a nota do magistrado.