Famílias vivem o drama de estar no meio do fogo cruzado na batalha por Mossul,no Iraque. Tropas iraquianas e jihadistas do Estado Islâmico travam luta bairro a bairro pelo domínio da segunda principal cidade do país. Civis carregam o que podem para deixar a área controlada por jihadistas e alcançar a zona de evacuação, nas linhas do exército.
Com o pouco que lhe restou, Ghannim Muhammed Abed conseguiu retirar neste sábado (5) a mulher, os filhos e alguns parentes de uma área crítica na cidade, castigada por intensos combates.
? Você acha que isso é vida? Você pode imaginar essa situação? Estamos há quatro dias nos escondendo. Quatro dias sem comida e água ? disse ele.
Enquanto isso, blindados das Forças Especiais Iraquianas continuam tentando avançar em direção ao Centro de Mossul, controlada pelo Estado Islâmico.
Segundo o major-general iraquiano Sami al-Aridi, operação realizada sexta-feira (4) havia conseguido quebrar as defesas do inimigo, nos distritos de Karama e Zahra. Admitiu que os jihadistas resistiram, mas tiveram baixas e perdas de veículos de combate e armas.
? Agora a operação continua para controlar outros bairros. Com a ajuda de Deus, iremos para o Centro ? disse o oficial.