RIO O itinerário de 33 linhas de ônibus municipais será alterado a partir da meia-noite de sábado, devido à preparação para a inauguração da primeira galeria do Túnel da Via Expressa (batizado de Prefeito Marcello Alencar), no sentido Aterro do Flamengo. Serão implantados novos acessos ao aeroporto Santos Dumont. O túnel, que ocupa o antigo trajeto da Perimetral, é o maior da cidade, com 3,9 quilômetros de extensão.
De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, os motoristas que vierem do Aterro em direção ao aeroporto vão utilizar a antiga alça no sentido Centro, localizada a cerca de 120 metros antes da entrada do Trevo do Estudante. A circulação da via será em direção à Avenida Almirante Silvio de Noronha, que passará a ter sentido único ao invés de mão dupla, como ocorre atualmente.
Na chegada à avenida, os motoristas farão o contorno no estacionamento do aeroporto e seguirão para os terminais de embarque e desembarque. Os veículos vindos da Avenida Beira-Mar também contarão com novo acesso, a partir do Trevo dos Estudante seguindo para a Avenida Almirante Silvio de Noronha.
Também será fechada a ligação do Aterro do Flamengo à Avenida Presidente Antônio Carlos. Com isso, o acesso à via será feito apenas pelo Trevo do Estudante para quem vem do Aterro.
INAUGURAÇÃO DIA 19
A inauguração do Túnel da Via Expressa está marcada para o dia 19 deste mês, mas, por enquanto, só pela metade. As pistas no sentido Zona Norte ainda não ficaram prontas. O prefeito Eduardo Paes garante que será uma das últimas entregas do município antes da Olimpíada do Rio. Contudo, ainda não há uma data para a liberação ao tráfego.
Mesmo com a inauguração de apenas um sentido da via, a estimativa da prefeitura é que o fluxo de veículos nos túneis Santa Bárbara e Rebouças reduza, respectivamente, em 30% e 20% no horário de pico da manhã.