O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, já abriu o processo seletivo para militares estaduais da reserva que queiram fazer parte do Quadro do CMEIV (Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários), tornando-se aptos a atuarem nos colégios cívico-militares do Paraná. O processo seletivo leva em consideração os requisitos estabelecidos na Lei nº 21.327, de 20 de dezembro de 2022, entre eles, o número de vagas, locais de atuação e demais informações.
O período de inscrição se encerra no dia 30 de julho e o resultado final será divulgado em 29 de setembro. A primeira etapa do edital consiste na inserção de documentos no sistema, seguida pela pesquisa da vida funcional e social do candidato, sob avaliação da Secretaria da Segurança Pública, e exame de saúde.
Após o anúncio do governo federal de descontinuidade do Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares), as 12 escolas da rede estadual que pertencem ao modelo nacional migrarão para a gestão estadual no início do próximo ano letivo. Além destes, outros 194 colégios cívico-militares do próprio Estado já fazem parte do programa estadual, o maior número do Brasil.
“Com a abertura do edital de seleção, além de completar o quadro de militares nas 194 escolas que já fazem parte do modelo, poderemos atender as 12 instituições do modelo federal e, ainda, as futuras instituições onde a comunidade escolar demonstrar interesse pelo programa”, explica Soraia Cristina Azevedo, coordenadora pedagógica dos colégios cívico-militares.
Foto: Lucas Fermin/SEED
+++
Toledo: “Prefeitura nos Bairros” tem primeira edição no Jardim Europa
A região do Jardim Europa, que inclui os bairros América, Bela Vista e Santa Clara, receberá a primeira etapa do programa “Prefeitura nos Bairros”. No sábado (22), das 8h às 13h, vários serviços oferecidos por órgãos públicos municipais estarão sendo oferecidos na Escola Municipal André Zenere.
Entre eles, estão cadastramento habitacional, orientações com a equipe do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Toledo), abertura de protocolos junto à Ouvidoria-Geral do Município, aplicação de imunizantes pendentes (é preciso levar carteirinha de vacinação), avaliações odontológicas, cadastros de saúde, plantão de dúvidas sobre programas sociais, recreação infantil, entrevistas de emprego intermediadas pela Agência do Trabalhador, presença do castramóvel, orientações sobre educação ambiental, entre outras.
O “Prefeitura nos Bairros” tem como objetivo estreitar o vínculo entre a administração municipal e os cidadãos, oferecendo serviços públicos de forma acessível e eficiente. A próxima etapa, em agosto, será realizada na Grande Pioneiro e, para os meses seguintes, há a intenção de atender as regiões do Panorama e do Coopagro.
Estação Cidadania
Com a presença de autoridades e lideranças em nível nacional, estadual e regional, Toledo realizará sexta-feira (21), às 9h30, a solenidade de inauguração do Centro de Iniciação Esportiva que funcionará na região dos bairro São Francisco e Panorama (Rua Benedito Gonçalves do Nascimento, 388). O equipamento público terá, de acordo com o Decreto nº 748/2023, o nome de “Estação Cidadania Doutor Jomah Hussein Ali Mohd Rabah”.
O espaço, sob gerência da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), vai ofertar iniciação esportiva de crianças e adolescentes em diversas atividades como break dance, badminton, futsal, futebol, handebol, ginástica, karatê, voleibol, basquete, capoeira e judô – para os adultos, haverá atendimento em treinamento funcional e pilates. As atividades serão desenvolvidas por técnicos desportivos do município e também por meio de projetos e parcerias.
A obra foi executada pela Construtora Lego e os trabalhos estão praticamente concluídos e a Secretaria da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos e a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo estão fazendo intervenções no entorno. Trata-se da maior estrutura esportiva do município de Toledo, que recebeu, somando recursos federais e contrapartidas do município, quase R$ 7,4 milhões.