BRASÍLIA – Está nas mãos dos integrantes da Mesa da Câmara, presidida pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), consulta encaminhada pelo líder do PSD, Rogério Rosso (DF), à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a legalidade de sua reeleição ao término do mandato tampão, em fevereiro. O recurso de Rosso foi encaminhado pela CCJ à Mesa, que tem o prazo de duas sessões para deliberar se devolve para análise na comissão ou não.
Como o Congresso entra em recesso na próxima sexta-feira e só volta em 1º de fevereiro e a eleição é dia 02, dificilmente a consulta terá efeito, restando ao Centrão o recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar barrar uma eventual candidatura de Maia.
Ontem a noite os líderes do Centrão se reuniram em um jantar, mas ainda não houve acordo sobre quem será o candidato do grupo a presidência da Câmara. A disputa maior é entre os líderes Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO).
? Tenho certeza que o presidente Maia não quer uma eleição judicializada. Já temos insegurança jurídica demais. O Parlamento tem condições de resolver rapidamente essa questão ? apelou Rosso.
Rodrigo Maia ainda não veio hoje à Câmara. Ontem ele foi ao Maranhão para participar do funeral do deputado João Castelo (PSDB-MA) e retornou à noite a Brasília. Hoje ele cancelou compromissos da agenda pela manhã.