“Esta é a visão de uma cidade que cuida do presente, mas que projeta o futuro da cidade e seus moradores com eventos como este, a Feira das Profissões”. A afirmação é do prefeito Leonaldo Paranhos, na noite de ontem (22), durante abertura da 1ª Feira das Profissões, que acontece no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.
A feira segue durante todo o dia de hoje, com encerramento previsto para as 17h30 e entrada gratuita para os visitantes.
“Nossa expectativa é grande. Queremos fomentar no Município a educação empreendedora. Queremos dar oportunidade para estes jovens se inserirem no mercado de trabalho. Este trabalho vem sendo feito e coordenado pelo nosso Comitê Gestor que tem em sua composição entidades governamentais e a sociedade civil. Nosso Município foi o que mais gerou vagas de emprego no primeiro semestre deste ano e muitas vagas não foram ocupadas. Nosso intuito é fazer este encaminhamento através da Feira das Profissões”, disse a secretária de desenvolvimento econômico, Hivonete Picolli.
A primeira edição da Feira das Profissões reúne cerca de 40 entidades que promovem à educação, o empreendedorismo e o aperfeiçoamento educacional em um só local à disposição de quem deseja alavancar a carreira. Luiz Carlos Eckstein, diretor do Campus do IFPR em Cascavel, destacou a grande oportunidade que este evento traz para as instituições e para os estudantes.
“É uma oportunidade para a comunidade conhecer o trabalho do Instituto, nosso papel e assim, mostrar para sociedade o que fazemos”.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico espera a visita de cinco mil pessoas nos dois dias de evento.
Instituições de ensino superior e técnico, além de entidades, vão oportunizar aos estudantes e pessoas que queiram mudar de carreira a chance de conhecer melhor o que cada uma pode oferecer, facilitando assim a decisão de qual caminho seguir na educação, além de estimular a buscar um diploma.
Estandes com informações sobre as graduações, cursos técnicos, vagas de estágio e de Jovem Aprendiz, testes vocacionais e entre outros poderão ser acessados no evento.“ É importante abrir a oportunidade para os jovens e para as pessoas que ainda não conhecem o ensino superior, para que tenham este acesso, esta possibilidade. É muito bom ver as instituições de ensino, lado a lado neste evento promovendo a empregabilidade e o desenvolvimento do Município”, disse Cecilia de Souza Pestana, diretora da Uninter Cascavel.
Para os estudantes esta é uma oportunidade imperdível de novos horizontes educacionais e profissionais. “É importante para ajudar os jovens a decidirem o que querem. Aqui na Feira tem muita gente nos auxiliando, tem muitas informações e isso é imprescindível para nós neste momento”, destacou Emanuelly Lopes, estudante.
Crédito: Secom