Automóveis

DBS 770 Ultimate, a despedida do Super GT da Aston Martin

Edição limitada do DBS 770 Ultimate marca o fim da produção do atual DBS e será limitada globalmente a 499 unidades

DBS 770 Ultimate, a despedida do Super GT da Aston Martin

Há muito associada a carros de estilo exótico e performance alucinante, o logo DBS tem sido ligado a vários dos mais prestigiados modelos da Aston Martin. Desde 2018 o DBS figura no topo da linha de produtos da marca: um potente Twin-Turbo V12 agraciado com desempenho feroz e estilo incomparável. Com a produção da atual geração DBS se aproximando do fim, a Aston Martin se orgulha de apresentar a novidade para ultrapassar a todos os demais: o DBS 770 Ultimate. A produção do DBS 770 Ultimate será iniciada no primeiro quadrimestre deste ano e as entregas estão previstas para começar a partir de setembro, inclusive para o Brasil.

Como o nome sugere, o DBS 770 Ultimate é uma eloquente última palavra. O mais potente Aston Martin de rua da história, e o mais rápido e potente DBS até hoje. Amplas melhorias de desenho e engenharia tornaram o DBS 770 Ultimate uma memorável e altamente colecionável celebração da grife Aston Martin Super GT. Disponível nas versões Coupe e Volante (conversível), o DBS 770 Ultimate será produzido em edição estritamente limitada (330 Coupe e 199 Volante), com todas as unidades já estando antecipadamente vendidas.

O DBS 770 Ultimate é uma feroz reprodução do motor V12 (60 graus) de 5,2 litros com quatro eixos de comando da Aston Martin. Agora desenvolvendo 770 cv a 6.500 rotações por minuto e colossais 900 Nm de torque entre 1.800 e 5.000 rpm, levando o DBS 770 à velocidade máxima de 340 km/h, este magnífico motor é beneficiado pelas modificações nas vias de ar e ignição, juntamente com o aumento de 7% na pressão máxima do turbo. A precisa sintonia das curvas de potência e torque garante ao motorista a sensação de desempenho ilimitado, com uma excitante mescla de resposta, notável aceleração e o autêntico ronco de um V12.

A potência é enviada às rodas pela transmissão automática ZF de oito marchas e o diferencial mecânico LSD (Limited-Slip Differential) montado na traseira do carro. Além disso, o DBS 770 Ultimate recebeu uma calibragem exclusiva na transmissão para tornar as mudanças de marcha ainda mais rápidas e aumentar a interação com o piloto, contribuindo para uma experiência de dirigir real e conectada. Tal é capacidade própria do sistema de frenagem do CCB (Carbon Ceramic Braking) que o DBS 770 Ultimate utiliza os mesmos discos do DBS (dianteiros de 410 mm x 38 e traseiros 360 mm x 32 mm.

Para ampliar ainda mais a resposta do volante e o nível de detalhamento das reações, o DBS 770 Ultimate apresenta uma nova coluna de direção, permitindo ao condutor aproveitar uma conexão mais precisa com as vias à frente e sentir que os pneus dianteiros estão rodando com o máximo de confiança e a mais perfeita aderência.

Importante para garantir o engajamento e a sensação de dirigir do DBS 770 Ultimate, a rigidez frontal e lateral foi reforçada em 25% para assegurar o máximo de prazer de pilotagem e resposta. Esse aumento foi possibilitado por uma travessa dianteira aumentada, uma bandeja traseira mais grossa, o que também amplia a rigidez da torsão global em cerca de 3% para um perfeito equilíbrio do balanço dinâmico.

Evoluções também foram introduzidas no ADS (Adaptive Damping System). O DBS 770 Ultimate ganhou calibragem exclusiva de amortecedores e uma configuração de software focando no controle e no comportamento, sem comprometer a qualidade da pilotagem. Ao melhorar a conexão do piloto e preservar o seu inconfundível caráter de condução, o DBS 770 Ultimate eleva o exemplar Super GT da Aston Martin a patamares ainda mais altos.

Assim como o DBS 770 Ultimate foi mecanicamente ajustado, seu visual teve de ser desenvolvido para resultar em um desenho assertivo e uma estética toda particular, adequada a um modelo criado para celebrar o fim de uma era.

Crédito: Divulgação