Variedades

Descubra as melhores opções de frutas exóticas para conhecer neste verão

A estação mais quente do ano pede comidas frescas. Que tal abusar das frutas e conhecer novas opções?

Foto:Ilustração
Foto:Ilustração

Como diz a canção, “moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. E além de todos esses atributos, o Brasil conta com uma flora inigualável que produz flores coloridas e frutas extremamente saborosas — algumas ainda pouco conhecidas da maioria da população.

E se tem um alimento que combina com o verão, é a fruta. Colhida no pé ou direto da geladeira, não importa: nutritiva, perfumada, colorida e cheia de sabor, ela pode transformar a refeição em uma experiência única.

Que tal conhecer algumas frutas consideradas exóticas e prová-las nesta temporada?

Por que são exóticas?

Uma fruta pode ser considerada exótica se ela não é produzida em larga escala. Por isso, muitos produtos silvestres acabam sendo conhecidos apenas na região em que nascem e são considerados excêntricos por quem vive em outro local.

Manga, banana, maçã, pera, maracujá, abacaxi, laranja e melancia são exemplos de frutas comuns, que podem ser encontradas em todo o Brasil e que fazem parte do cotidiano dos brasileiros.

Uva, morango, kiwi, pêssego, ameixa e nectarina são mais sazonais, mas também são facilmente comercializados em feiras livres e grandes supermercados.

Exotismo e sabor

Algumas frutas menos populares e que podem alegrar o paladar quando consumidas in natura ou em sobremesas e sucos também podem ter um custo um pouco mais elevado, justamente por serem mais difíceis de serem comercializadas. Confira a seguir algumas opções:

Pitaia

Ela pode ser rosa, branca ou amarela, e, em alguns países, é chamada de fruta do dragão por sua aparência escamosa. Com polpa macia e adocicada, é uma ótima opção para aquele lanchinho da tarde e ainda agrega muitas vitaminas ao organismo.

Seriguela

Bastante popular nas regiões Norte e Nordeste, essa frutinha pequenina é cheia de sabor e tem um perfume singular. Pode ser consumida pura ou em sucos e coquetéis.

Uvaia

Amarela e bastante ácida, tem sabor marcante e perfume que domina o ambiente. Também é conhecida como orvalha em algumas regiões. 

Gabiroba

É praticamente uma goiaba em miniatura, mas com sabor mais forte e marcante.

Abiu

Tradicional da Amazônia, tem polpa adocicada e é rica em vitaminas e minerais.

Ingá-cipó

É uma vagem com polpa branca e extremamente adocicada e suave.

Cambuci

Com sabor adocicado e, ao mesmo tempo, azedinho, rende ótimos sucos, compotas e coquetéis.

Mandacaru

A fruta, que nasce entre espinhos, é bastante conhecida no Nordeste do Brasil e sua aparência lembra bem a da pitaya. Sua polpa também é doce e suave.

Physalis

Amarelinha e bastante ácida, é usada principalmente para decorar sobremesas.

Cupuaçu

Tem polpa doce e azeda e pode ser consumido puro, em sucos e sobremesas.

Umbu

É uma frutinha verde bastante popular na Região Nordeste e levemente azeda.

Bacuri

Tradicional das regiões Norte e Nordeste, tem polpa carnuda e muitos nutrientes. 

Cajá

Outra fruta nordestina, o cajá é extremamente ácido e vai bem em coquetéis e sucos.

Caju

Pode ser popular para alguns e exótico para outros. Quando verde, amarra a boca, mas quando maduro, tem polpa suculenta e adocicada. Pode ser consumido puro, em sucos, compotas, sobremesas variadas, etc.

Pitomba

Tem casca durinha e polpa adocicada e azedinha.

Grumixama

É a cereja nacional, que dá em toda a Mata Atlântica.

Framboesa

Essa frutinha vermelha de sabor e perfume marcantes é tão delicada que é encontrada quase sempre congelada. Mas é possível achá-la in natura também.

Mirtilo

Também conhecido como blueberry, tem sabor levemente ácido e vai bem em diversas sobremesas.