Variedades

True crime: o sucesso por trás do gênero

Séries, livros e podcasts apostam no sucesso das histórias de crimes reais para conquistar o público

True crime: o sucesso por trás do gênero

O true crime — do inglês, ‘crime real’ — é um gênero de entretenimento que se baseia em narrativas que analisam histórias de grandes crimes que, em sua maioria, ocuparam a mídia e são objeto de curiosidade dos espectadores. Este segmento é extenso e vem fazendo sucesso entre as plataformas de produção de conteúdo.

Mesmo com seu pico de sucesso recente, o true crime não é um gênero que surgiu por agora. Programas como o Linha Direta, de 1999 exibido na TV Globo, já produziam reportagens aprofundadas e séries documentais sobre histórias de crime e violência que marcaram o Brasil e o mundo. O Linha Direta foi descontinuado em 2007, porém, voltou a ser exibido em 2023.

O gênero true crime se espalha por diferentes segmentos de entretenimento e pode estar presente em séries, documentários, reportagens aprofundadas, filmes, livros e até mesmo podcasts, sendo este último um dos maiores responsáveis pela audiência conquistada pelo gênero nos últimos anos.

Segundo dados do Spotify, plataforma de streaming de áudio mais utilizada do mundo, o consumo de podcasts no Brasil aumentou em 56% no ano de 2023 quando comparado aos dados do ano anterior, de 2022. Alguns podcasts de true crime como ‘A Mulher da Casa Abandonada’ e ‘Modus Operandi’ foram produtos do gênero que conquistaram o público brasileiro.

O aumento da audiência e da procura por produções que analisem crimes reais, no entanto, iniciou também discussões sobre os limites éticos de conteúdos que lidam com histórias e personagens reais e vulnerabilizados pelas situações retratadas. Dessa forma, o assunto se tornou frequente também em entrevistas com profissionais da área —  peritos forenses, profissionais de faculdades de criminologia e detetives.

Grande parte do fascínio pelo gênero do true crime vem da curiosidade do público sobre as investigações e bastidores do trabalho forense realizado pelos profissionais, por isso, produções que contam com produções aprofundadas são comumente mais populares entre os fãs do true crime. Esse é o caso do podcast Praia dos Ossos, que aborda o assassinato de Angela Diniz.

Um dos podcasts mais ouvidos do Brasil, Praia dos Ossos é um podcast da Rádio Novelo, produtora de podcasts fundada por Branca Vianna, que conta não apenas a história de um crime ocorrido no Brasil de 1976, mas também o processo de estudo dos jornalistas e profissionais da rádio responsáveis por criarem uma produção fiel à história da vítima e à investigação policial.

Crédito: Divulgação/Foto: iStock