Além das conhecidas caminhadas internacionais da natureza, o Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), em parceria com o Instituto Anda Brasil, também coordena no Estado as pedaladas da natureza. Há nove programadas para 2019, e a primeira será no dia 17 de fevereiro, no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.
As pedaladas fazem parte do Projeto de Turismo Rural da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. “O objetivo, como no caso das caminhadas, é levar mais gente para o meio rural, só que de bicicleta, e gerar renda para os agricultores familiares”, explicou a gestora de turismo rural do Instituto Emater, Terezinha Busanello Freire
Em Fazenda Rio Grande, a pedalada será no “Circuito do Padroeiro”, um percurso de 20 quilômetros que passa por propriedades rurais e áreas verdes. A largada está marcada para as 8 horas no Centro Multieventos do município, na Avenida Brasil, s/n. O passeio levará 200 minutos.
Para participar, é preciso fazer a inscrição no site do Eco Booking, plataforma de gestão de turismo. Não há custo. Quem não tem bicicleta, pode alugar uma no local.
RECOMENDAÇÕES
A organização recomenda alguns cuidados para evitar lesões, como fazer alongamentos antes e depois das pedaladas. Também é necessário tomar água antes, durante e depois da prática e utilizar tênis e roupas adequadas.
Data: 28/04
Cidade: Salgado Filho
Nome: Cicloturismo Circuito Rota dos Vinhos e Queijos
Cidade: Turvo
Nome: 3º Passeio Ciclístico Ecológico Circuito Terra dos Pinheirais
Cidade: Prudentópolis
Nome do circuito: Cicloturismo – Rota Pinheiro de Pedra
Cidade: Pinhais
Nome do circuito: Pedalada
Cidade: Rio Negro
Nome do circuito: MTB Ride Trail Rio Negro
Cidade: Tibagi
Nome do circuito: Pedalada – Circuito Rota da Aventura
Cidade: Castro
Nome do circuito: Pedalada Terra do Leite
Cidade: Piraquara
Nome do circuito: Pedalada Internacional na Natureza