Variedades

Festival traz a China para Foz do Iguaçu

Neste fim de semana Foz do Iguaçu vive a magia do segundo Festival da Lua Cheia, promovido pelo governo chinês em parceria com a Itaipu Binacional e o Ministério do Turismo.

A principal atração do evento será a Orquestra Sinfônica da província chinesa Zhejiang, que se apresenta num concerto sinfônico para celebrar o Festival da Lua Cheia hoje, às 18h, na Praça da Paz, em Foz do Iguaçu. A cidade é a primeira do Brasil a receber a atração. A entrada é franca.

Na segunda-feira (24), a partir das 17h, a Orquestra Sinfônica de Zhejiang fará uma apresentação exclusiva para convidados no Belmond Hotel das Cataratas, localizado no PNI (Parque Nacional do Iguaçu).

São esperados o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Vitório Stamm, o prefeito de Foz, Chico Brasileiro, e demais autoridades brasileiras e chinesas.

Festival na China

Na China, o Festival da Lua também é conhecido como o "Festival do Meio do Outono", que é na mesma época das celebrações do Dia Nacional da China e simboliza um agradecimento dos chineses à lua pela colheita. Para os chineses, esse festival é considerado um dos mais importantes feriados e fica atrás apenas do Festival da Primavera que marca o início do Ano-Novo chinês.

Na cultura chinesa, o Festival da Lua Cheia relembra a Dinastia Shang (1600-1046 A.C), quando os imperadores pediam à Lua uma boa colheita. O festival se tornou uma festa popular na Dinastia Tang (618-907) e é difundida até hoje na cultura chinesa.

Durante o festival, os chineses costumam colocar em suas residências uma tabuleta em homenagem à Deusa da Lua, onde são servidos bolos da lua em formato redondo e as frutas são cortadas em pétalas iguais às flores de Lótus, simbolizando um sacrifício. As famílias também trocam bolos em sinal de bons votos e boa colheita.

No evento na China também é apresentada a Dança do Dragão de Fogo de Tai Hang. Diz a lenda que Tai Hang era um vilarejo pesqueiro que foi atingido por uma praga e que causou muitas mortes. Uma dança foi criada para afugentar a praga, desde então a dança é feita todo 15º dia do oitavo mês lunar.

Foto: 13 Festival da Lua

Foz é a primeira cidade em que a orquestra se apresenta

Crédito: Divulgação