Trovadores, gaiteiros, coreografias de invernadas, cantores, músicos, bailarinos e compositores de música regional. Todos esses talentos da cultura paranista vão ganhar espaço de destaque na Mostra Nativista do Sistema Fiep. Durante o mês de novembro, a ação vai apresentar artistas do gênero, convidados através da curadoria do renomado cantor ítalo-gaúcho Délcio Tavares, para promover um grande espetáculo nas cidades de Cascavel, Palmas, Capanema, Ponta Grossa e Umuarama. Além de atuar como mestre de cerimônias, Délcio e trio fecham cada uma das edições com uma apresentação especial.
De acordo com a coordenação da Mostra, a ação surgiu de uma demanda percebida em artistas do interior do estado que clamavam por mais iniciativas que valorizassem as expressões culturais associadas ao nativismo no Paraná. A ideia é promover um resgate da cultura do tradicional nativismo e tornar ainda mais notórias as milongas, chamamés, fandangos, costumes, folguedos e demais tradições regionais. Um repertório produzido com qualidade e propriedade por músicos, cantores, bailarinos e compositores locais.
A seleção dos talentos que vão subir ao palco da Mostra ficará sob as diretrizes da Gerência de Cultura do Sesi Paraná com o amparo da curadoria especializada do músico Délcio Tavares. Vencedor de diversos festivais nativistas e agraciado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira por duas vezes, Délcio é o representando oficial do Brasil no Festival de Música de San Remo, na Itália.
A Mostra Nativista do Sistema Fiep tem a parceria do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado do Paraná que abrirá seus Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) espalhados pelo estado para receber a iniciativa, e o apoio de todas as prefeituras, fundações culturais e secretarias de cultura por onde o evento será realizado. Com entrada franca, a ação passará por Cascavel (5/11), Palmas (8/11), Capanema (10/11), Ponta Grossa (13/11) e Umuarama (15/11). Informações detalhadas sobre a circulação seguem abaixo. Mais dados podem ser obtidas pelo site:www.sesipr.com.br/cultura.
Exposições Celso Garcia Cid, BR-277 – KM 600 – Santos Dumont.