Variedades

Culinária: 4 experiências gastronômicas para conhecer no Paraná

Para os amantes da boa comida, ficam aqui algumas experiências gastronômicas imperdíveis no Paraná

Happy women friends drinking beer in a pub
Happy women friends drinking beer in a pub

Escolher um restaurante para jantar ou partilhar de um momento com famílias e amigos é uma forma de lazer muito apreciada por quem aprecia a boa culinária e gosta de conhecer novos lugares.

Hoje, com a grande oferta de restaurantes, cafés e bistrôs, alguns locais se destacam por oferecerem não apenas uma cozinha maravilhosa, mas também uma experiência gastronômica. Prometendo vivências únicas em ambientes bonitos e confortáveis, restaurantes que pensam na experiência do cliente vêm chamando a atenção em meio ao amplo mercado de lazer.

São estes espaços que costumam encantar até mesmo pessoas de outros lugares, que viajam em busca de novas experiências culinárias, criando o chamado “turismo gastronômico”.

No Paraná, a alta produtividade agrícola e a diversidade cultural vinda da colonização do estado cria um ambiente de culinária rica, com muitos atrativos que ajudam a desenvolver o turismo pela região.

Especialmente para quem ama experimentar coisas novas, separamos a seguir 4 dicas de experiências gastronômicas no Paraná. Confira!

Gianttura

O restaurante Gianttura, do renomado chef Hermes Custódio, oferece uma gastronomia autoral que representa bem a mistura de culturas e influências que criam a cultura não apenas do Paraná, mas também do país como um todo.

Misturando Europa e Brasil, o Gianttura é conhecido por fazer combinações inovadoras, unindo mar e terra, além de clássicos da gastronomia tradicional com ingredientes contemporâneos.

Acrescentando à culinária única, o ambiente e a decoração são acolhedores e intimistas, combinando com o tratamento dado aos clientes pela equipe e pelo chef Hermes, que visita as mesas e conversa com os frequentadores do restaurante.

O Gianttura funciona para almoço de terça a sexta, das 12h às 15h, aos sábados e domingos, das 12h às 15h30, e para jantar de terça a sábado, das 18h30 às 23h.

Endereço: Largo Pedro Deconto, 295 – Bigorrilho – Curitiba

Nayme

Um ótimo exemplo de estabelecimento que oferece mais que uma culinária diferenciada aos seus clientes é o Nayme, restaurante que carrega o nome da avó da chef Yasmin Zippin e, no cardápio, todas as receitas que fizeram parte de sua infância.

Além das receitas da vó Nayme, que encantam quem passa por lá, como o quibe cru, o arnabit e o fattet de berinjela, a grande paixão da casa é o pão árabe feito na hora, cujo preparo pode ser assistido pelos clientes e sempre se torna um show à parte.

Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 572 – Curitiba

Cosmos Gastrobar

Como o próprio nome diz, o Cosmos Gastrobar tem como objetivo levar seus frequentadores a uma viagem pelo espaço sideral. Com decoração e cardápio temáticos, o ambiente é acolhedor e traz um diferencial divertido para as opções de turismo gastronômico no Paraná.

O grande forte da casa são os drinks autorais com misturas de ingredientes inesperados baseados em corpos celestes. O cardápio também conta com pratos de inspiração asiática e latino-americana, unindo ambas as culinárias em uma cozinha inovadora.

Endereço: Alameda Pres. Taunay, 543 – Batel – Curitiba

Manuzita

Para aqueles que gostam de surpresas, o restaurante Manuzita, da chef Manu Buffara, rapidamente se torna um favorito. Isso porque a casa de inspirações francesas e italianas funciona no sistema pop-up, onde não há cardápio fixo e os pratos são definidos no início de cada dia, a partir dos ingredientes frescos disponíveis para a cozinha.

A produção dos pratos é limitada para evitar desperdícios, e todos os ingredientes são escolhidos a dedo e comprados de pequenos produtores agroecológicos e pescadores da região. As carnes também são recebidas dos melhores produtores locais do Paraná.

Este estilo inovador e contemporâneo traz um ar de dinamicidade para aqueles que visitam o Manuzita e, a cada dia, podem provar uma cozinha diferente.

Endereço: Alameda Dom Pedro II, 317 – Batel – Curitiba

O turismo gastronômico pode ir além de restaurantes, explorando festas locais e pequenos produtores de comidas típicas de cada destino escolhido. Um de seus atrativos é estar em todos os lugares e nem sempre ser de alto custo. Para quem quer explorar restaurantes e bistrôs, o uso do vale-alimentação ou de cupons promocionais é sempre uma boa pedida.

Crédito: Divulgação/Foto: iStock