O período de pandemia mostrou que o home office veio para ficar. Os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 6,5 milhões de brasileiros trabalham de casa atualmente.
Passar mais tempo nesse espaço despertou nas pessoas uma necessidade de deixar os ambientes de suas residências mais aconchegantes. A população passou a buscar isso não apenas por causa do trabalho, mas também porque houve um entendimento de que morar em um lugar agradável é uma forma de autocuidado.
Mas como podemos deixar os ambientes de casa mais aconchegantes sem precisar fazer uma grande reforma? Confira dez dicas abaixo:
Invista em iluminação natural
Deixar a luz do sol entrar em casa é uma das melhores – e mais baratas – formas de promover uma sensação de bem-estar. A iluminação natural deixa nossa residência mais acolhedora, arejada e ainda clareia os ambientes sem nenhum gasto de energia elétrica.
Cultive plantas
Independentemente do tamanho, as plantas sempre trazem mais vida para o ambiente. Por isso, ter uma porção delas é uma excelente forma de deixar a casa mais aconchegante. Para quem mora em lugares quentes, é ainda mais importante, já que elas ajudam a equilibrar a temperatura ambiente. Para quem tem pouco espaço em casa ou não tem um quintal para cultivar, vale investir em um jardim vertical.
Decore com almofadas e mantas
Ter almofadas e mantas nos sofás, cadeiras e poltronas da casa ajuda a dar um toque rústico para a decoração e ainda torna os espaços de descanso mais confortáveis e relaxantes. É interessante escolher cores que contrastam com a cor dos móveis ou que seguem a mesma paleta.
Use um purificador de ar
Se engana quem acha que para deixar uma casa mais aconchegante é preciso dar atenção apenas para a decoração. Um purificador de ar para casa, por exemplo, também ajuda a deixá-la mais acolhedora. Isso porque seu uso ajuda a limpar a poeira e os pelos de animais do ar, melhorando a respiração de todos na residência e contribuindo para o bem-estar familiar.
Invista em cortinas e tapetes
Tapetes e cortinas também são uma excelente pedida para aumentar a sensação de conforto. Enquanto os tapetes ajudam a não termos contato com o chão gelado, as cortinas diminuem a entrada da luz para momentos mais reservados, como um jantar ou uma sessão de filme em casa.
Espalhes fotos e objetos especiais
A sensação de conforto também é uma questão emocional. Não há nada mais aconchegante que um lugar que nos remeta a memórias e momentos especiais. Por isso, vale a pena decorar a casa com objetos de valor emocional e espalhar porta-retratos com fotos pela casa. Procure utilizar cores dentro da mesma paleta para manter a unidade visual.
Perfume a casa
O olfato é outro sentido importante para lembrarmos ao montar uma atmosfera de conforto em casa. Utilize o que for mais agradável para você: velas perfumadas, sprays aromáticos, flores, difusores elétricos ou aromas florais. O importante é deixar o lugar cheiroso!
Prefira iluminação amarelada
À noite ou nos dias nublados, quando o sol não der as caras, a melhor opção de iluminação para manter a casa aconchegante é a luz amarela. Isso porque ela é mais suave aos olhos e ajuda a criar um clima mais intimista.
Crie um cantinho do conforto
Se a grana estiver curta e não for possível fazer mudanças na casa inteira, uma boa saída é criar um cantinho do conforto em algum cômodo. Basta escolher um espaço e preenchê-lo com itens que combinam com sua personalidade. Vale colocar uma poltrona e uma mesinha com livros, um cantinho do café, um espaço para ouvir discos em uma vitrola… Use sua imaginação!
Crédito: Divulgação/Foto: iStock